5 dicas para organizar seu dia no trabalho para ser mais produtivo

Para ter mais rendimento no trabalho descubra aqui como organizar seu dia na empresa.

Organizar o dia no trabalho além de disciplina é preciso bom vontade. Se você quer ter mais foco e concentração, saiba que um ambiente organizado influencia de forma positiva.

A desordem nos locais de trabalho ou mesmo em sua residência causa cansaço visual, interfere no sono causando estresse e o pior afeta sua capacidade de desempenho durante o dia de trabalho, por isso, saiba como organizar seu dia.

Quando as coisas estão organizadas em seus devidos lugares facilita em tudo, pois é mais fácil de encontrar algo, economiza tempo e não causa irritabilidade.

O que precisa fazer para organizar o dia a dia

Para obter melhores resultados em reuniões de operações de negócio, especialmente durante momentos de incerteza, enquanto os funcionários podem estar gerenciando mais estresse e distrações do que o normal, um ambiente com tudo no lugar ajuda.

Para organizar seu dia na empresa, existem algumas etapas muito simples que a liderança pode seguir isso ajuda a todos no ambiente de trabalho, os funcionários tem mais rendimento e com maior eficiência, sem ficar horas procurando ou tentando organizar as coisas, sem serem arrastados para baixo pela desorganização e bagunça. Abaixo estão cinco maneiras de organizar seu dia.

Cinco dicas para organizar o seu dia útil
Happy hours virtuais podem percorrer um longo caminho na formação de equipes

1. Simplifique a rotina de sua empresa virtual

Aquele encontro à tarde depois do trabalho que geralmente ocorre nas sextas-feiras o querido Happy hours virtuais podem percorrer um longo caminho na formação de equipes, porém muitas pessoas em uma chamada de vídeo podem aproveitar a experiência.

Ocasionalmente os happy hours quando feitos com chamadas ao vivo resultam em conversas entre algumas dezenas de pessoas ao mesmo tempo, isso causa distração. Em vez de fazer tais reuniões virtuais com a participação de muitos funcionários, tente recriar a serendipidade de se misturar.

Para organizar seu dia e de sua equipe, uma forma inteligente de aproveitar o máximo dessas reuniões virtuais, é fazer isso é por meio de um aplicativo que pode apresentar os funcionários aos departamentos e locais e promover conversas individuais.

Algumas ferramentas digitais podem ser programadas dar as boas-vindas aos novos funcionários e colaboradores, emparelhando-os com conexões sociais e mentores instantâneos, por exemplo, uma reunião virtual de café da manhã com o CEO da empresa.

Muitas plataformas conseguem conectar pessoas aleatoriamente ou por meio de preferências pré-estabelecidas e também permite a conexão um-a-um para fins profissionais ou sociais em rede.

2. Concentre seus esforços de networking, divulgação e mídia social

Fazer networking atualmente é possível através de uma variedade de plataformas de mídia social, ou se preferir, até mesmo em grupos profissionais pagos. Além da agilidade, como a rede virtual substituiu amplamente os mixers e coquetéis comuns em reuniões presenciais, pode ser fácil perder oportunidades simplesmente porque seus feeds e caixa de entrada estão entupidos.

Faça uma reavaliação dos grupos que você participa. Reveja quais foram os clientes conquistados outrora, as conexões úteis ou projetos interessantes? Quais grupos foram úteis no início de sua carreira e como você está atualmente.

3. Saiba como organizar seu dia de trabalho

Para os donos de pequenas empresas que não tem alguém para lidar com seu trabalho administrativo é possível que enfrentem problemas com a desorganização de pequenas tarefas que podem ser automatizadas, de forma gratuita ou a um custo muito baixo.

Para organizar seu dia e ele ser mais produtivo, você pode evitar o vaivém de combinar chamadas com as ferramentas de coordenação e agendamento de reuniões?

É possível gravar reuniões e contar com um serviço de transcrição baseado em IA (inteligência artificial), permitindo que você compreenda mais facilmente as chamadas e conversas.

Organize-se financeiramente, gerencie de forma eficaz as despesas, os matérias, projetos, arquivos e tarefas entre equipes com aplicativos de gerenciamento de tarefas e outras ferramentas digitais, tais ferramentas são essenciais para organizar seu dia.

4. Destrua todos os documentos, não apenas as cópias impressas

Considere aplicar essas dicas para organizar seu dia a dia e ainda precaver alguns problemas desnecessários. Na era digital a maioria das empresas gravam seus documentos online. Considere terceirizar a eliminação ou destruição de documentos e dados eletrônicos da maneira mais segura que puder excluir e-mails ou jogar discos antigos no lixo.

As empresas especializadas podem destruir discos rígidos antigos, CDs, DVDs desatualizados e muito mais, isso é importante para trazer mais seguranças as informações confidencia de seu negócio, entre os benefícios dessa prática, minimiza o risco e evitando que um ladrão de identidade acesse informações confidenciais de arquivos mais antigos.

5. Organize o seu espaço de escritório por meio de adições estratégicas

A falta de organização quando se trata de arquivos de documentos causam dores de cabeça, por isso, para organizar seu dia e você ter mais rendimento e menos estresse, sempre faça limpeza e organize os documentos  de uma forma que você os encontre rapidamente quando for preciso.

Faça uma verdadeira limpeza, elimine de suas gavetas ou armários tudo que não tem mais utilidade, tais como: picar e jogar fora papéis, arquivos, pastas e livros desnecessários, e deixe sempre sua área de trabalho no notebook organizada.

Ter uma lixeira ao lado da mesa de trabalho é essencial, facilita a eliminação diária do que não tem mais serventia. Algumas outras coisas precisam de atenção visando um melhor rendimento para seu dia a dia na empresa. Confira abaixo:

  • Teclado ergonômico
  • Uma cadeira de escritório confortável
  • Organizar seus horários e agenda;
  • Atualizar cadastro de clientes ou fornecedores
  • Manter os pagamentos em dia
  • Cumprir agenda e telefonemas entre outros

FAQ

Como organizar o seu dia a dia?

Para organizar seu dia a dia na empresa considere anotar todas as tarefas e obrigações, evite distrações durante o expediente de trabalho, mantenha todos os documentos em pastas identificadas, elimine o lixo diariamente, saiba administrar seu tempo.

Como se organizar no dia a dia em casa?

Organize as tarefas nos dias de semana em especial, um dia limpa os quartos e banheiros, outro dia sala e quintal, cozinha precisa de atenção diariamente, mantenha tudo anotado para evitar desperdícios, separe um tempo para seu descanso.

Como organizar o seu dia de trabalho?

Para ter um bom rendimento o fator essencial é manter uma agenda e anotar todos os compromissos e cumpri-los, tenha sobre seu controle todos os gastos, deixe o ambiente de trabalho sempre em ordem. Agilize as reuniões falando o que for pertinente a pauta, elimine as poluições visuais e tire um tempo para relaxar.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

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