CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça essas 6 coisas para começar a pensar como um chefe

Mude seu mindset para pensar como um chefe e agir de forma inteligente para fazer seu negócio ou empresa prosperar.

pensar como um chefe
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você já pensou em pensar como um chefe? Se você trabalha prestando serviços para uma determinada empresa já sabe que mensalmente seu pagamento cai em sua conta bancária, já descontado todos os tributos e impostos, ou seja, recebe seu salário líquido. Mas, se você deseja trabalha por conta própria e ter um salário bem superior é preciso pensar como um chefe.

Pensar como um chefe e agir como tal, pode te trazer uma série de novas responsabilidades, contudo, vale a pena, pois você é quem vai administrar as economias de sua empresa. Isso também significa que você terá independência para fazer sua carga horária, administrar as finanças entre outras.

Pensar como um chefe exige mudança de mentalidade

Para trabalhar por conta própria é preciso uma mudança fundamental de mentalidade para começar a cuidar de si mesmo, pensar como um chefe é se libertar do condicionamento social que dita às conexões entre tempo e dinheiro.

Quando você faz parte de um quadro funcional de uma empresa, na maioria das vezes, pensa apenas como funcionário, não expande, pois não se considera ter seus “negócios reais”. Isso os leva a subestimar seu trabalho e tempo, o que os aprisiona no mesmo ciclo de excesso de trabalho e baixa remuneração que tinham quando trabalhavam para outras pessoas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pensar como um chefe fará você colher totalmente as recompensas do trabalho independente e se puder quebrar a mentalidade do funcionário. Quer saber mais sobre as principais mudanças de mentalidade que precisam acontecer para reivindicar sua liberdade como um chefe.

Faça essas 6 coisas para começar a pensar como um chefe
Pensar como um chefe e tomar decisões certas essa é a função desse chefe de setor

1. Você toma as decisões e resolve os problemas

Quando se trabalha por conta própria, você é a única pessoa responsável pelas decisões que movem em torno de seus negócios e, portanto, sua vida. Para conseguir fazer o que precisa e economizar com contratação de mão de obra, é preciso dominar algumas questões. Isso significa que você precisará ser (ou se tornar) um especialista, portanto, isso é pensar como um chefe e colocar a mão na massa.

Muitas são as áreas de uma empresa que precisam ser administradas:

  • Designer gráfico e artes
  • Finanças e contabilidade
  • Administrador
  • Especialista em marketing
  • Gerente de projeto
  • Estrategista de negócios
  • Designer de site e blogs
  • Especialista em RH, entre outros

Como você percebeu pensar como um chefe e agir como tal, exige um conjunto único de habilidades. Caso você tenha domínio nas funções a serem executadas ótimo, do contrario, ou você aprende cada uma ou contrata alguém especializado.

Contudo, saber delegar ou contratar especialistas exige fundos para fazer isso. Esteja pronto para iniciar seus projetos e aprender coisas novas constantemente, a fim de fazer com que seu projeto tenha sucesso.

2. Saiba administrar as finanças

Ter controle do que entra e sai financeiramente falando é a parte fundamental de uma empresa, isso facilita sua vida e economiza tempo para acelerar os resultados. Pensar como um chefe é o diferencial, uma vez que quando você trabalha para outra pessoa, nem sabe como funciona a parte das finanças.

Como dono de uma empresa, você precisa saber cobrar o suficiente para cobrir todos os gastos e impostos, benefícios, e tudo o mais necessário para administrar uma empresa.

Dica: Evite problemas, tenha tudo sobre controle, valores de taxas, impostos, salários, contas como água, energia elétrica, internet, entre outros.

3. Você faz seu salário e de seus empregados

Isso se aplica a todos, não apenas aos donos de negócios. Nossa sociedade tem causado estigma ao falar de dinheiro e remuneração, no final fortaleceu a estrutura de poder e fez com que as pessoas recebessem menos do que mereciam.

Quando você trabalha para outra pessoa, você depende dela para ter um aumento de salário. No entanto, trabalhando para si mesmo, você vai administrar seus lucros e também os salários de outras pessoas tais como (clientes, freelancers, setor de vendas e compras, etc) regularmente.

4. Você decide o que fazer e quando fará

Saber pensar como um chefe tem responsabilidade adicional, mas você obtém mais flexibilidade e controle sobre tudo, ou seja, financeiros e horários. Isso pode levar algum tempo para se acostumar, no entanto, você decide o que e como fazer. Essa flexibilidade significa que você deve pensar cuidadosamente sobre o que prioridade.

Quando você pensa como um chefe e trabalha liderando uma empresa sua, precisa pensar intencionalmente sobre seu tempo, tipo de receita e modelo de negócios para não errar e principalmente se sentir bem. Exatamente isso, ter amor pelo trabalho.

5. Você se desenvolve cada vez mais

Como tudo na vida, para ter sucesso nos negócios e conseguir ter as melhores taxas, você precisa ser o melhor no que faz. Estar atento a todas as novidades do seu mercado para definir seus próprios objetivos e colocá-los em ação.

O fato de você pensar como ser um chefe fará seu negócio prosperar cada vez mais.

Diferente de quando você trabalha para outras pessoas, agora você pode mudar e melhorar e não ficar com uma perspectiva externa. Embora uma perspectiva externa possa ser útil, faça analises periódicas e se algo não estiver dando certo, você tem o poder de mudar isso.

Você se desenvolve a cada decisão tomada, faz bem para seu bem-estar quando você decide o que precisa ser mudado e dá os passos necessários para isso.

6. Você decide quando não trabalhar

Trabalhar por conta própria muitas vezes é preciso pensar fora da caixa, saber administrar seus horários e tarefas, ou senão, vai trabalhar muito além de uma semana de trabalho de 40 horas, ou seja, muito mais que uma jornada de trabalho de oito horas.

Até as coisas começarem a prosperar pode ser necessário um esforço maior, no entanto, lembre-se, sua saúde e bem-estar valem mais que todo dinheiro do mundo.

Quando você pensa como um chefe e age para que tudo dê certo, você deve mudar a relação entre tempo e dinheiro. Decidir quantas horas você vai trabalhar diariamente, por semana ou mês. Se quer trabalhar 20 horas por semana pode não ter o resultado que espera.

Novamente a questão da administração fará toda a diferença aqui. Estabeleça as contas e fixe o preço de seus produtos ou serviços. Tudo deve ser devidamente controlado, às vezes, exigimos de mais, no entanto, precisa ter equilíbrio.

Dica: Quando você é dono de seu negócio, você deve descansar e não se sentir culpado por fazê-lo.

Como administrar melhor as suas finanças?

Já falei sobre coordenar os seus horários de trabalho, no entanto, se você deseja ter resultados positivos de forma mais rápida, tirar férias prolongadas ou quiser se aposentar mais cedo, trabalhar mais horas por dia pode lhe proporcionar esses objetivos.

Entender como um chefe pensa é isso, escolha e determine seus resultados. Vale a pena investir, pois você quem é o favorecido do fruto de seu trabalho.

Ser dono de um negócio é com certeza uma das melhores coisas da vida. Sabendo administrar você passa a ter controle total sobre seu tempo, trabalho e assim a vida melhora de forma incrível.

Pensar como um chefe e trabalhar para si mesmo não são o caminho mais fácil para o dinheiro, porém traz a liberdade que você tanto espera.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.