O que é um roteador VPN e por que você deve usar um na sua casa ou trabalho

Roteador VPN ou aplicativo VPN? Esta é a grande questão, esses recursos surgem repetidamente à medida que mais pessoas estão descobrindo como um serviço VPN pode protegê-las e beneficiá-las.

"VPNs são recursos de privacidade e segurança online que estão repletas de benefícios e importantes sistemas de aprimoramento de proteção – mas e quanto aos roteadores VPN? O que você sabe sobre isso? Hoje, qualquer internauta consegue comprar e usar um roteador VPN, esses dispositivos são mais adequados para cidadãos e empresas que defendem sua privacidade"

A função principal de uma VPN é ocultar um ou mais endereço IPs para permitir que a rede o redirecione por meio de um servidor remoto configurado exclusivamente e executado por um host VPN. O que isso significa? Em tese qualquer pessoa pode navegar na Internet usando uma VPN, o servidor da VPN é que se tornará a fonte de seus dados. Uma "Rede privada virtual (Virtual private network)" funciona como um filtro que transforma todos os seus dados em "algo sem sentido" para os curiosos.

Vamos verificar nesse artigo qual a diferença mais comum entre um roteador VPN e os aplicativos de VPN, compararemos alguns dos melhores firmwares de roteador existentes a venda, esperamos que você possa decidir se vai ou não mergulhar nesse universo e investir alguma grana em um roteador VPN.

O que é e como usar um roteador VPN
Os roteadores VPN têm software VPN instalado neles, o que facilita muito a conexão e o uso de um serviço VPN. Imagem: ®stock.adobe.

O que é um roteador VPN?

Quando você adquire os serviços de um provedor de Internet (ISP) eles sempre irão fornecer um roteador padrão e o mais básico possível. Essas caixinhas práticas que fazem a conexão dos seus dispositivos com à internet.

Esses tipos de roteadores são muito comuns na maioria das casas (normalmente estão apoiadas em hacks e estandes ligados na Netflix com sua TV Samsung ou outra marca qualquer), ou no Ok Google para comandos de voz – e os roteadores VPN são muitos semelhantes com funçoes diferentes.

Internet com Software VPN

A principal diferença é que os roteadores VPN têm software VPN instalado neles, o que facilita muito a conexão e o uso de um serviço de VPN. Com um roteador padrão, você precisará instalar o software VPN em cada um de seus dispositivos habilitados para Internet antes de se conectar à rede dessa VPN.

Internet com Roteador VPN

Um roteador VPN, por outro lado, cobrirá todos os gadgets em sua casa assim que você o configurar. Isso significa que você e sua família podem usar vários dispositivos simultaneamente com muito pouco incômodo e aproveitar a mesma criptografia VPN que você esperaria usando um aplicativo VPN. Abordaremos isso (e alguns benefícios adicionais) um pouco mais tarde.

Atualização sobre VPN

Essencialmente, uma VPN cria um túnel seguro que conecta todos os seus dispositivos ligados à Internet mais ampla por meio de um servidor de acesso seguro, e qualquer tráfego originado nele passe por esse túnel e será codificado e ilegível para interceptadores de rede ou terceiros bisbilhoteiros. Isso inclui cibercriminosos, hackers, seu próprio ISP e até mesmo órgãos espiões do governo.

Roteador VPN vs Aplicativo VPN qual o melhor?

Se você está decidindo experimentar um serviço de VPN por conta própria, o melhor a fazer nesse caso e evitar diversas configurações individuais, a opção por um roteador VPN ou um aplicativo VPN é fácil de escolher.

Cada um desses recursos tem sua própria lista de vantagens e desvantagens, e claro, pretendemos aprofundar nesse assunto a partir esse parágrafo.

Sistema de conexão profissional: Roteador VPN vs Aplicativo VPN

Desvantagens do Roteador VPN vs aplicativo VPN:

  • Preço alto do equipamento – Não espere comprar um roteador VPN barato ou em valor em conta! Esses tipos de equipamentos em geral são oferecidos com um preço alto - especialmente se você estiver interessado em um dos modelos mais avançados disponíveis no mercado, que pode custar mais de R$ 700. Esse investimento pode ser um pouco caro demais para pessoas comuns com outros compromissos mais urgentes.
  • Configuração mais complexas – Alguns roteadores VPN podem ser um pouco complicados de realizar a configuração – principalmente se você é novato em tecnologia ou não tem muita experiência em alterar o firmware de aparelhos eletrônicos. O processo também é arriscado. Se feito de forma errada, o flash de um roteador pode resultar em um bricking completo, deixando você com um pedaço de plástico absurdamente caro e inútil nas mãos.
  • Perda constante de velocidade – É comum experimentar uma pequena perda de velocidade se você tiver muitos dispositivos conectados ao seu roteador VPN. Como resultado, talvez seja necessário priorizar quais gadgets permanecem conectados, dependendo do motivo pelo qual você os está usando! Essa queda na velocidade pode afetar os tempos de carregamento da página, causar buffering e downloads lentos - o que será um problema se você tiver jogadores e streamers enlouquecidos em casa.
  • Servidores pouco flexível – O servidor VPN que você se juntou durante a configuração do seu roteador será o único servidor que você poderá acessar… a menos que você queira reconfigurar o roteador para selecionar um outro diferente. Isso é realmente mas complexo e muito mais complicado do que simplesmente selecionar um novo servidor VPN por meio de um aplicativo.

Devo usar um aplicativo VPN ou um roteador VPN?

Os aplicativos VPN - São muito mais flexíveis e vêm com vários recursos extras, em geral vem com um kit de ferramentas completo para usar rapidamente. No entanto, configurar esses aplicativos em seus dispositivos pode chato e demorado, por isso, a recomendação dos aplicativos VPN são somente para pessoas que não precisam estar conectadas a um servidor o tempo todo.

Se você planeja usar sua VPN para desbloquear conteúdo com restrição geográfica, fazer alguns torrents ou proteger suas sessões de navegação aqui e ali, um aplicativo VPN é mais adequado.

Os roteadores VPN - Podem conectar uma série mais amplo de dispositivos e plataformas à rede VPN, o que é ideal para residências repletas de gadgets, TVs e dispositivos inteligentes. Os roteadores VPN são estáveis ​​e oferecem cobertura 24 horas por dia, o que pode ser ideal para quem trabalha em casa durante a pandemia e, se você não se importa em perder alguns recursos extras, um roteador VPN é uma ótima escolha.


Firmware do roteador VPN

O Firmware refere-se ao sistema operacional usado pelo seu roteador, e é possível instalar você mesmo um firmware de roteador VPN alternativo para controle e personalização mais granulares! Existem muitas opções disponíveis, no entanto, e tudo pode parecer muito difícil para os novatos em tecnologia.

Para esse fim, confira nosso resumo do firmware VPN mais popular e confiável disponível.

DD-WRT

O DD-WRT é um firmware de roteador muito popular que é compatível com uma variedade de roteadores e também suporta OpenVPN.

Você precisará configurá-lo sozinho, se não optar por um roteador pré-configurado, mas há uma excelente comunidade online de usuários disponíveis para ajudá-lo no processo. O DD-WRT também é gratuito e de código aberto, para que você possa dar uma olhada em seu código se quiser.

Tomato

Assim como o DD-WRT, o Tomato é popular, gratuito e de código aberto e pode ser instalado na maioria dos roteadores.

O tomate é considerado uma opção mais avançada, pois sua massa de opções de personalização precisará de uma base de conhecimento profunda para aproveitar ao máximo - e não é a coisa mais fácil de configurar.

Tomato também tem algumas ramificações proeminentes, incluindo Shibby, e até possui suporte a OpenVPN.

DD-WRT e Tomato são os dois firmwares mais populares

Sabai OS

Sabai é um nome menor, mas confiável, embora o Sabai OS não seja atualmente de código aberto. Você poderá instalar este firmware em qualquer roteador que comprar da marca - e sim, como você deve ter adivinhado, ele não está disponível gratuitamente.

O Sabai é baseado no Tomato (e também suporta OpenVPN), mas como está pré-configurado para ser instalado sem problemas, você não precisará ser um especialista digital para fazê-lo funcionar em seu roteador.

pfSense

O pfSense também possui uma comunidade online enorme e de apoio, cheia de pessoas que ficam felizes em ajudá-lo com o processo de instalação ou até mesmo compartilhar conselhos sobre como construir seu próprio roteador.

O pfSense é gratuito e de código aberto, compatível com OpenVPN e pode até bloquear anúncios no nível do roteador! Este é um bom bônus, assim como o fato de que você pode usar o pfSense para transformar um PC antigo em um roteador – embora dificilmente seja um método eficiente de energia.


Roteador VPN ou Aplicativo VPN?

A questão surge repetidamente à medida que mais pessoas descobrem como um serviço VPN pode beneficiá-las. Descobrir se você realmente precisa de um roteador VPN pode ser um processo complicado – e você precisará considerar seu próprio caso de uso específico!

No entanto, se você tiver muitos dispositivos em sua casa, precisar de uma conexão VPN estável para assistir filmes e séries na TV online por exemplo, ou ter uma conexão ativa o tempo todo e quiser levar sua privacidade digital a sério, um roteador VPN pode ser uma solução ideal.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.