O que é realidade aumentada, afinal?

A realidade aumentada (AR) já é um avanço da tecnologia atual, em breve fará parte da vida das pessoas no futuro.

realidade aumentada

A realidade aumentada é a tecnologia que mostra objetos virtuais à nossa visão do mundo real. Esses recursos já muito utilizados nos filtros de vídeos como Instagram e selfie do Snapchat, como orelhas ou bigodes de gato.

Lembra-se do jogo “Pokémon GO”? Que foi lançado no ano de 2016, essa foi a primeira grande oportunidade para a Realidade Aumentada, os jogadores viam o Pokémon em lugares variados através dos recursos virtuais onde eram capturados dentro do jogo.

Atualmente, empresas de tecnologia como a Microsoft e Mozilla do navegador Firefox, e ainda negócios de varejo como IKEA loja de móveis nos Estados Unidos, parecida como a Tok Stok aqui do Brasil e Lego estão explorando o potencial da realidade aumentada.

Nesse artigo aqui no blog dicas entenderemos um pouco mais sobre AR e tudo que envolve essa nova tecnologia que promete mudar o mundo que conhecemos - tomara que seja pra melhor.

O que é realidade aumentada, afinal?
Casal jogando vídeo game utilizando os recursos da realidade aumentada. Imagem: créditos @istockphoto.com

Qual os problemas e dificuldades de hardware no AR?

Há uns três anos atrás os óculos de realidade aumentada (AR) aqueciam muito e desligavam, mesmo para fazer algo básico, como colocar dois objetos virtuais em uma sala. Mesmo que houve muitas melhorias a esse respeito, outros problemas apareceram.

O método HoloLens - um dos headsets AR mais avançados, exige que o usuário carregue um sistema Microsoft Kinect e um tipo de computador na cabeça, é pesado e limita o campo de visão de quem usa. Uma dificuldade diferente são as experiências de AR que funcionam em vários sistemas.

Quando se fala em capacidade de bateria, até mesmo o fato de jogar “Pokémon GO”, ele consome baterias muito rápido de dispositivo como os smartphones. E a função realidade aumentada não faz com que o jogo seja melhor ou diferente.

No entanto, ainda que seja divertido jogar e ver um Pikachu parado no gramado na sua frente virtualmente. Diante de benefícios tão pequenos e um impacto tão severo no desempenho do dispositivo, os jogadores preferem desligar o modo AR.

Qual ouso real da Realidade Aumentado (AR) até agora

As primeiras impressões são que as pessoas não estão ou não querem se familiarizar com AR.

Por que? Para termos uma ideia, as pessoas quando jogam ou jogavam o game “Pokémon GO”, intuitivamente desligam o recurso de Realidade Aumentada, e muitas outras pesquisas detalhadas, apontam que poucas ou quase nenhum usuário da IKEA que tenha usado o aplicativo virtual de móveis como é esperado pela empresa.

Esse aplicativo que simula a Realidade Virtual Aumentada tem umas 3.100 avaliações de usuários somente no App Store da Apple, muito abaixo dos 104.000 encontrados no “Pokémon GO”. Esse recurso AR é interessante para quem quer redesenhar suas moradias ou espaços de convívio, o AR permite que pessoas comuns usem seus smartphones para adicionar móveis virtuais em sues espaços reais.

Lançamentos baseados em realidade aumentada foram feitos pela Apple e o Google, eles desenvolveram brinquedos e aplicativos de apresentação com suas novas plataformas ARKit e ARCore, para  jogar dominó virtual.

Para os viciados em jogos na modalidade 3D é perfeito. Eles executam com excelência para o que foram projetados, no entanto, suas funções não são especialmente úteis.

Parcialmente, isso tem a ver com o avanço da tecnologia assim como a Internet, que os usuários a utilizam. A Internet começou como Arpanet em 1969, porém, teve maior desenvolvimento quando Tim Berners-Lee inventou a www “World Wide Web”, agora já ultrapassado esse termo vinte anos depois em 1989.

O grande salto ocorreu na década de 2000 onde usuários começaram usar a Internet para criar conteúdo online trazendo informações sobre determinados assuntos, para serem consumidos por outras pessoas.

Apesar desse nível de desenvolvimento e inovação não ter ainda acontecido para realidade aumentada, no entanto, a Mozilla já projeta os primeiros passos para trazê-la para navegadores da Internet do dia a dia, como o Firefox.

Desafios de marketing com a realidade aumentada
Homem utilizando os recursos da realidade aumentada para ver preços dos produtos em uma loja. Imagem créditos: @istockphoto.com

Desafios do marketing ao usar a realidade aumentada

Ainda que os usuários do Snapchat não o vejam como um aplicativo de realidade aumentada, na realidade ele é. Através da tecnologia AR que as pessoas conseguem se divertir colocando orelhas de cachorro, olhos de coração ou ainda bigodes na face de seus amigos.

Quem ainda não está por dentro desse tipo de recurso da tecnologia ou não sabem o que é realidade aumentada, mesmo que a usem diariamente, não vão efetuar uma compra só porque um produto tem alguma capacidade de RA.

Há muita confusão na identificação e negócio das tecnologias de realidade aumentada. É totalmente nova para a maioria das pessoas a realidade virtual, um mundo imersivo que não inclui aspectos do ambiente real do usuário. As particularidades ficam mais confusas com a realidade mista, conhecida de "MR", ou "XR".

A princípio AR significava um tipo de experiência real e inteiramente virtual. No entanto, a gigante Microsoft afirma que os produtos e aplicativos são realidade mista MR se fornecerem experiências aumentadas e totalmente virtuais.

Portanto, esse tipo de afirmação causa confusão entre os clientes e não sabem sobre o que está sendo anunciado, porém, tem conhecimento da ineficácia e que ainda podem esgotar as baterias do dispositivo móvel em pouco tempo.

Há um otimismo no ar, como será seu potencial para o futuro, uma coisa é certa, o caminho é longo. Há um esforço para melhorar o hardware, descobrindo aplicações úteis e eficientes para esclarecer a rotulagem dos produtos.


FAQs

Qual o exemplo de realidade aumentada?

Um exemplo de realidade aumentada é a interatividade entre ambientes virtuais e o mundo físico. Já utilizados nos QR Code em pontos turísticos de algumas cidades. Também já comum em alguns shopping para quem quer divertir nas cabines de jogos virtuais.

Qual é o objetivo da realidade aumentada?

AR nada mais é que uma tecnologia onde através dela ocorre uma junção entre mundo virtual com o existente. Ainda pouco desconhecido mas é questão de tempo para estar presente em nosso dia a dia.

Como utilizar a realidade aumentada no mundo real?

Você pode utilizar a realidade aumentada em dispositivos e assim aproveitar o que a tecnologia traz que essa interação entre o virtual e a realidade. Diferente da realidade virtual, pois você não precisa de headsets, óculos etc, só conectar a câmera do dispositivo e um app de RA.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.