Novo recurso da Apple promete esconder tela do iPhone de curiosos
Uma patente da Apple recém registrada no US Patent & Trademark Office mostra uma nova tecnologia que permitira apenas o proprietário de um iPhone ver o conteúdo que está na tela do celular.
Já existem protetores de tela que ofuscar ou escurecem a tela para curiosos, mas parece que a Apple esta preocupada em encontrar uma maneira de permitir que você esconda o que está na tela do iPhone das pessoas ao seu redor.
Comece por aqui.
O que tem de novo na patente da Apple “Privacy Eyewear”
- A Apple registrou uma nova patente que revela um novo recurso chamado "Privacy Eyewear".
- Esse recurso permite que os usuários do iPhone vejam o conteúdo na tela apenas por meio de óculos especiais.
- A Apple também está trabalhando no perfil de mais características faciais para o ID Facial.
Bom, a Apple sempre esta em busca de mostrar sua preocupação com a privacidade, vazou na web que a empresa entrou com uma nova patente que mostra um recurso potencial do iPhone que permitiria somente ao proprietário dos seus smartphones ver o conteúdo na tela apenas por meio de óculos especiais.
Se isso realmente for verdade e concretizado pela Apple, esse novo recurso de privacidade permitiria que usuários preocupados do iPhone ocultassem o que estão lendo ou assistindo das pessoas ao redor, por exemplo, em um ônibus lotado, trem ou no metrô.
A nova patente da Apple foi registrada no US Patent & Trademark Office no início desta semana.
Ele mostra um diagrama de como a Apple deseja ir para o próximo nível para garantir que os usuários do iPhone tenham sua privacidade garantida e sob controle.
Quais os recursos do “óculos de privacidade” da Apple
Ao que me parece, o recurso é bem atraente - porque, Deus sabe quantas vezes, eu tentei esconder meus bate-papos do WhatsApp, SMS, conteúdos de e-mails e até filmes na tela do meu iPhone quando estava em locais públicos ou transportes como o trem do metrô.
A patente da Apple chama esse recurso de “óculos de privacidade” ou "Privacy Eyewear" e o define como um sistema que pode exibir “saídas gráficas com visão corrigida e saídas gráficas padrão em um dispositivo eletrônico”.
Apenas a pessoa que usa os óculos especiais poderá ver o conteúdo da tela do iPhone emparelhado. Esses óculos podem ser os que dizem que a Apple está trabalhando, além de seu próprio fone de ouvido de realidade mista.
As especificações exatas dos “Privacy Eyewear” não estão disponíveis no momento, mas a patente diz que o recurso permitiria aos usuários “interagir com o gráfico de calibração para desfocar intencionalmente a saída gráfica apresentada na tela do dispositivo (iPhone).” Isso significa apenas que o conteúdo pode ser alterado para que pareça desfocado para qualquer pessoa que não esteja usando os óculos especiais para vê-lo.
Essa tecnologia parece muito futurística para o momento que estamos 2021, mas se ela chegar, digamos, daqui a dois ou três anos, pode tentar incutir um novo comportamento no uso de telefones.
Por exemplo, você pode verificar suas mensagens, notificações e até assistir seus filmes prediletos usando o óculos, mas segurar o telefone na sua frente acredito que seria um pouco estranho.
Proteger e censurar o conteúdo da tela dos iPhones
E já que estamos falando sobre censurar o conteúdo da tela de smartphones para pessoas que estão ao seu redor, elas acabariam vendo você olhando para uma tela em branco ou algum conteúdo deformado.
Isso me faz crer que, como os óculos e fones de ouvido inteligentes serão o que impulsionará a próxima fase da tecnologia do iPhone, uma tecnologia como essa poderia muito bem chegar para que as pessoas se sintam mais seguras quanto a sua privacidade.
A nova patente da Apple também mostra que pode haver planos para mapear recursos adicionais do rosto do usuário do iPhone por meio da biometria de identificação facial.
A patente revela um novo sistema que será capaz de distinguir as pessoas com base no penteado, barba, bigode, óculos, sem óculos, óculos de leitura, óculos escuros, entre outros.
― Vamos ver que isso vai dar lá no futuro, e pensando em ID Facial, se tudo isso se confirmar, entraremos em novas fases de reconhecimento de pessoas que algumas empresas estão abandonando mas outras pensam em expandir.
Por enquanto, são apenas patentes registradas pela Apple e não necessariamente se tornaram um realidade concreta. E mesmo que o façam, as empresas demoram muito para desenvolvê-los para as massas consumistas.
Mas fala sério, mensura o tanto quanto a possibilidade de uma tecnologia como essa é empolgante.
Mais histórias no BlogDicas