10 benefícios de Beber Água para ter saúde, pele bonita e corpo saudável

Embora não podemos beber 2 litros de água todos os dias, há muitos motivos para beber água em abundância.

"Beber água suficiente todos os dias é importante para sua saúde. Beber água pode prevenir a desidratação, uma condição que pode causar pensamentos confusos, resultar em mudança de humor, fazer seu corpo superaquecer e causar prisão de ventre e pedras nos rins."

Água fonte de vida e saúde

Nos dias atuais a água potável é encontrada uma variedade de fontes, incluindo sistemas públicos de água públicas que chegam na nossa torneira, poços privados ou água engarrafada.

Ter água potável segura e saudável pode ser tão simples quanto abrir a torneira de um sistema público de água regulamentado.

Outras fontes de água podem precisar de um filtro de para purificação da água, normalmente a fluoretação da água já resolve para garantir que ele não fazer mais mal do bem. É importante saber de onde vem a água que bebemos, como foi tratada e se é segura para ser consumida (bebida).

As tecnologias no tratamento da água tem evoluído bastante, mas nossas necessidades básicas como humanos permanecem as mesmas. Precisamos de comida e água limpa, essas são ainda os alimentos mais essenciais para a sobrevivência.

Sabia que ingerir bastante água por dia pode ajudar em até 5% na perda de peso e aumentar o metabolismo.

benefícios de beber água potável para saúde, pele e corpo
Beber água pode prevenir a desidratação, pode causar pensamentos confusos e falta de foco. Imagem: ®stock.adobe.

Beber água potável a melhor escolha

Se você teve que levar apenas uma coisa para sobreviver, a água é uma escolha melhor em todos os sentidos. Uma pessoa pode ficar de 3 a 4 semanas sem comer (sem se alimentar com sólidos), mas não vai durar uma semana sem ingerir líquido ou água.

Nosso corpo é composto de 60/65% de água.

90% (Noventa por cento) do nosso peso corporal é constituído de fluidos. Portanto, sofrer desidratação média ou severa pode ser fatal para qualquer humano não importa a idade ou condição física.

Embora possamos não precisar tomar 8 copos de água todos os dias religiosamente, há muitos motivos para beber água em abundância. Na verdade, beber água é muito importante para sua saúde de todos os viventes no planeta Terra.

Quando o fluído corporal é insuficiente, o cérebro ativa o mecanismo de sede do corpo. A menos que esteja tomando medicamentos que lhe dêem sede, você deve ouvir esses sinais e beber água, se isso não acontecer, o corpo vai tomar outras providências para sobreviver mais tempo.

Há muitos benefícios em tomar água.

Para se ter uma ideia mais profunda, abaixo estão alguns benefícios que você pode obter ao absorver água:

  1. Elimine as toxinas do corpo bebendo água

A água potável que bebemos elimina toxinas corporais, o excesso de açúcar e sal de nossos corpos, bem como de outros eletrólitos. Essas toxinas são eliminadas durante o ato de urinar ou micção.

Algumas pessoas podem achar irritante ter que urinar com frequência, mas, honestamente, essa é a maneira mais simples, natural e fácil de desintoxicar o corpo por completo.

Urinar é uma das melhores maneiras de obter uma saúde melhorada.

  1. Tomar água melhora na absorção de nutrientes

A água ajuda a dissolver vitaminas e minerais dos alimentos que comemos.

Também ajuda a transportar os nutrientes decompostos por todo o corpo. O vinagre de maçã pode ajudar ainda mais na absorção de nutrientes.

  1. Prevenir doenças ingerindo água

Como mencionado acima, beber muita água elimina inúmeras toxinas do corpo e, portanto, evita a ocorrência de diversos tipos de doenças.

Exemplos de doenças minimizadas com a ingestão de água são:

  • Hipertensão
  • Infecção do trato urinário
  • Asma induzida por exercício
  • Prisão de ventre
  • Dor de cabeça
  1. Beber água ajuda diluir pedras nos rins

A água para os rins é como um milagre, ela faz eles trabalharem sem parar para filtrar uma variedade de compostos da urina.

A água mantém os vasos sanguíneos abertos e irrigados para que os rins liberem livremente os resíduos tóxicos prejudiciais para o corpo.

Os rins também tendem a formar aglomerados de cristais ou pedras quando há excesso de materiais tóxicos passando por eles. Beber bastante água ajuda a diluir esses aglomerados e eliminá-los através do ato de urinar.

  1. Água faz perder de peso

Muitos acham que emagrecer bebendo água é mito, mas não é, beber água, em vez de bebidas com sabor (refrigeantes, sucos etc.,), ajuda na perda de peso corpóreo. Além do fato de a água conter zero calorias, tomar água antes ou depois das refeições deixa uma sensação de plenitude e satisfação.

Ingerir muita água a acelerar o metabolismo - beba o suficiente para ficar saciado - esse é hack ideal para quem pretende reduzir o peso. Algumas pesquisas provaram que pessoas que bebem mais água ou consomem vinagre de maçã têm menos fome.

Às vezes, o nosso corpo pensa que você está com fome, mas é apenas a falta de água no organismo.

Uma investigação recente de uma universidade federal descobriu que mulheres com sobrepeso tinham um impacto substancial no peso ao consumir mais água durante o dia, em geral, mais de 1 litro diários.

Eles descobriram que, ao longo de um período de um ano, isso resultou em uma redução de peso adicional de mais de 2,1 kg.

melhor beber água suficiente todos os dias é importante para sua saúde.
É aconselhável beber água durante atividades físicas que consomem resistência e diminuem a quantidade de água no corpo. Imagem: water glass ®stock.adobe.
  1. Água melhora a função cerebral e alivia o estresse

Estudos relatam que a desidratação de apenas 1-3% na quantidade de água pode afetar a função cerebral.

O mesmo estudo mostrou que mulheres jovens que perderam 1,42% da água do corpo após um exercício físico diminuíram sua concentração e perderam foco, provocaram uma mudança no humor e tiveram dores de cabeça.

É aconselhável beber mais água durante as atividades físicas e estressantes que consomem resistência e diminuem a quantidade de água no corpo.

  1. Água hidrata e torna a pela mais bonita e saudável

Alguns produtos químicos em nosso sangue tornam a pele opaca.

Junto com água, estes produtos químicos são liberados quando transpirar. Além disso, uma boa quantidade de água no corpo faz com que a pele fique magra, elimina rugas e definem as linhas finas do rosto.

A boa circulação sanguínea com a ingestão de água também faz a pele ficar brilhante e com aspecto de viva e não fosca e ressecada.

  1. Água colabora com digestão e intestino

Tomar bastante água e se alimentar com alimentos ricos em fibras e nutrientes pode promover uma melhora na digestão.

A fibra recolhe impurezas no trato gastrointestinal, tornando as fezes mais firmes. A água rega as fezes ajudando a manter um movimento intestinal regular e saudável, diga adeus a constipação.

Para ter um intestino funcionando perfeitamente experimente comer aveia no café da manhã todos os dias.

  1. Equilibre os fluidos no corpo tomando bastante água

Nosso corpo é composto por 60/65% de líquidos. Beber bastante água ajuda na mobilização de nutrientes, regulação da temperatura, produção de saliva e melhora na digestão.

Mas perder apenas 2-3% do líquido no corpo manifestaria efeitos ruins como tonturas e secura da boca. Mantenha a ingestão de água controlada e não se esqueça de tomar sempre uma quantidade razoável de água.

Se você precisa beber mais água, veja 2 dicas rápidas para aumentar sua ingestão de líquidos e colher os benefícios da água circulando dentro do seu corpo:

  1. Tome um copo de água 250ml ou mais toda vez que comer lanches e refeições
  2. Se não tiver água, escolha uma bebida que você gosta, beba com moderação mais

Água é a única opção para se manter hidratado?

Não, você não precisa depender apenas de água para atender às suas necessidades de líquidos.

O que você come também é responsável por uma grande parte. Por exemplo, muitas frutas e vegetais, como melancia e espinafre, contêm quase 95 a 98% de água por peso.

  1. Receita rápida para beber mais água durante todo o dia

  • 250 ml de água fria
  • 1 colher de sopa de suco de limão concentrado ou metade de um pequeno limão
  • 1/2 colher de chá de vinagre de maçã (opcional)
  • Misture todos esses ingredientes e desfrute da bebida mais benéfica que puder para perder peso e aumentar a saúde.

Dicas para beber água e líquidos em geral

  • Leve 1 ou 2 garrafas de água com você e reabasteça ao longo do dia
  • Congele algumas garrafas de água no freezer. Leve um com você para água gelada durante todo o dia
  • Escolha sempre água potável em vez de bebidas açucaradas e refrigerantes
  • Opte por água quando comer fora. Você vai economizar dinheiro e reduzir calorias
  • Tome água durante as refeições principais e lanches
  • Adicione uma rodela de laranja ou limão à água. Isso pode ajudar a melhorar o sabor e ajudá-lo a beber mais água do que o normal
  • Certifique-se de que os filhos estejam tomando água o suficiente diariamente

Opções de bebidas e líquidos saudáveis

Claro que existem muitas outras opções de bebidas além da água, e muitas delas podem fazer parte de uma dieta saudável. As bebidas variam em seu conteúdo nutricional e calórico.

1. Bebidas com poucas calorias ou sem calorias - Café ou chás simples, água com gás, salgadinhos e águas com sabor são opções de baixas calorias que podem fazer parte de uma dieta saudável.

2. Bebidas com calorias e nutrientes importantes - Leite com baixo teor de gordura ou sem gordura, alternativas ao leite fortificado, como leite de soja ou amêndoa, ou suco 100% de frutas ou vegetais, contêm nutrientes importantes como cálcio, potássio ou vitamina D. Essas bebidas devem ser apreciadas dentro dos limites de calorias recomendados.

Leia essa história: pratique uma das 7 maneiras saudáveis de cuidar da pele todos os dias

Água limpa é altamente recomendável

Na maioria dos casos, a água limpa é altamente recomendável. Beber água limpa oferece mais benefícios à saúde do que a maioria das bebidas industrializadas especialmente relacionadas com os dados nutricionais.

June a água com bons hábitos alimentares, exercícios e uma dieta balanceada que tudo isso terá um grande impacto na sua sáude com grandes benefícios para o corpo e organismo.

Beba mais água e diminua a ingestão de açúcar e sal.

Uma boa saúde não requer padrões alimentares elevados. Mas, beber bastante água por dia dá conta do recado.

Para obter mais informações sobre como ficar saudável, consulte nossos outros artigos da sessão saúde.


FAQ

Quais são os benefícios de beber muita água?

A ingestão de muita água pode ajudá-lo na perda peso. Isso ocorre porque a água aumenta a saciedade e aumenta a taxa metabólica. Algumas evidências sugerem que aumentar o consumo de água durante o dia pode promover a perda de peso.

A água hidrata e torna a pela mais bonita e saudável além de ajudar na digestão.

Quanta água por dia pode ser demais para o organismo?

As necessidades de água variam com base em diversos fatores individuais. No entanto, beber água em demasia pode atrapalhar o equilíbrio eletrolítico do seu corpo e levar à hiponatremia, com base, 3 litros de água (100 onças) pode ser demais para a maioria das pessoas.

Qual é a maneira correta de beber água?

O jeito certo de beba água é lentamente, melhor do que beber de uma só vez. Tomar água, deixá-la na boca e depois engoli-la para passar pelo tubo de comida ajuda a saliva alcalina a chegar ao estômago neutralizando os níveis de ácido no estômago.

Qual o melhor horário para tomar água ?

  1. Beber água ao acordar no primeiro horário
  2. Recomendável antes e durante uma refeição
  3. A ingestão de água no meio da tarde evitar queda de pressão
  4. Tomar sempre antes, durante e depois dos exercícios
  5. Quando a dor de cabeça ou enxaqueca aparecem

Essas foram as recomendações dos melhores horários para beber água durante o dia. Implemente essas pequenas mudanças pode fazer um mundo de diferença na sua saúde a longo médio e prazo.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.