CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como remover cera do ouvido sem riscos e com segurança

como tirar cera do ouvido
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A cera de ouvido, também conhecida de cerúmen, serve para proteger, lubrificar e limpar o canal auditivo na parte interna do ouvido, ou seja, tem uma função essencial para proteção do aparelho auditivo. A cera do ouvido realmente tem sua importância, uma vez que diminui o risco de infecção, protegendo e evitando que o canal auditivo coce ou tenha algum desconforto. Ao tomar banho, ela ajuda evitar a entrada de água nos ouvidos.

Além de diminuir o risco de infecção, a cera do ouvido evita que o canal auditivo sinta desconforto e coceira. Também ajuda a reduzir a irritação que a água causa ao entrar no canal auditivo quando entramos no mar ou na piscina.

No entanto, pode acontecer do ouvido produzir cerume em excesso, isso em alguns casos permite o acúmulo e bloqueio o canal auditivo. O bloqueio do canal do ouvido ocorre em geral quando uma pessoa limpa os ouvidos com um cotonete de má qualidade, pois isso pode empurrar a cera ainda mais para dentro do canal auditivo.

Como remover cera do ouvido com segurança

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cerúmen ou Cerume

O cerúmen ou cerume, conhecido popularmente como "cera" ou "cera de ouvido", é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidade, e sai espontaneamente. A produção de cerúmen é um processo normal e protetor do canal auditivo. No entanto, o cerúmen deve ser removido quando causar sintomas (por exemplo, perda auditiva, coceira, dor, zumbido) ou impedir a avaliação do meato acústico externo, membrana timpânica ou sistema audiovestibular.


As pessoas geralmente podem tratar essa condição em casa com produtos domésticos simples.

O que o acúmulo de cera no ouvido pode causar?

Um acúmulo de cera no ouvido causa desconforto, e as vezes, é necessário até que seja feito uma lavagem em um médico otorrino para desobstruir o canal auditivo. No entanto, algumas pessoas acabam fazendo a limpeza do ouvido em casa com produtos caseiros.

Cuidado: pode ser que você tenha mais produção de cera que o normal, isso pode gerar o acúmulo de cera e pior, bloquear o canal auditivo. Nesse caso, o bloqueio pode ser causado quando colocar um cotonete e empurrar a cera para dentro do ouvido.

O cerúmen é uma cera natural essencial para manter os seus ouvidos sempre protegidos, saudáveis, ​​e livres de insetos. A cera do ouvido pode ter sua consistência macia e úmida ou dura e seca. E suas cores vão do amarelado ao marrom.

Quando a cera fica muito dura ou ressecada dentro do ouvido, pode trazer transtornos, é necessário a remoção da mesma.

O que cera de ouvido muito dura e seca pode causar:

  • coceira ou desconforto
  • dor de ouvido
  • infecção na orelha
  • bloqueio do canal auditivo
  • perda de audição
  • vertigem ou tontura
  • zumbido nos ouvidos

Causas do acúmulo de cera no ouvido

As vezes, a cera do ouvido pode ficar dura e seca, isso ocorre, quando a mesma fica no canal auditivo por muito tempo. Cera em excesso também pode se acumular no ouvido. Outras causas de cera dura e seca são:

  • fiapos de algodão ao usar cotonetes
  • usar muito tempo fones de ouvido ou protetores de ouvido
  • usar aparelhos auditivos
  • colocar lápis ou outros objetos nos canais auditivos
  • canais auditivos estreitos
  • crescimentos ósseos no canal auditivo externo

Como remover cera do ouvido facilmente?

Para remover cera do ouvido, algumas opções caseiras podem ajudar a reduzir a cera dura e seca. Em alguns casos, poucas gotas de água podem amolecer a cera muito dura.

Molhar uma chumaço de algodão e colocar na abertura externa do ouvido para que a água entre pode ajudar. Ou ainda uma seringa de borracha para esguichar um pouco de água no canal auditivo.

Soluções naturais para usar no ouvido e ajudar a cera sair mais facilmente incluem:

  • solução salina
  • azeite
  • óleo de amêndoa
  • glicerina
  • óleo de coco

Outras alternativas para usar nos ouvidos são:

  • ácido acético
  • peróxido de hidrogênio
  • bicarbonato de Sódio

Em geral nas farmácias você consegue comprar seringas para pingar as gotas nos ouvidos e fazer a remoção de cera. As vezes pode demorar alguns dias para conseguir amolecer a cera e retirá-la.

Dica: Ao comprar um produto na farmácia, leia as instruções e faça como está descrito. Lembre-se que usar em demasia produtos de laboratórios muitas vez podem causar irritação na mucosa do ouvido.

Prevenção contra bloqueio e acúmulo de cerume

Uma coisa que pode ser prejudicial e inclusive causar inflamações e dores, é o fato de utilizar cotonetes ou outros objetos na tentativa de limpar o ouvido e acabar empurrando a cera para dentro do canal do ouvidos. Evite esse tipo de sofrimento desnecessário, use cotonetes com cuidado e nenhum outro objeto pontudo para realizar a limpeza do ouvido.

Para fazer a limpeza de ouvido de forma correta, procure obter algum remédio apropriado para isso e resolver o problema com segurança ou vá até um otorrino de sua confiança.

  • Molhar regularmente a orelha pode ajudar a prevenir o acúmulo de cera, mas geralmente é melhor guardar isso para tratar um bloqueio real. Nunca irrigue os ouvidos de crianças sem falar primeiro com um médico.

Quando passar por atendimento médico por causa de cera no ouvido?

Quando passar por atendimento médico?

Como foi dito acima, existe algumas formas de fazer a limpeza da cera no ouvido em casa. No entanto, o canal auditivo e o tímpano são delicados, e por isso o mais seguro é visitar um médico para a remoção da cera no ouvido.

Caso ocorra algum sangramento ou dor significativa, o médico também deve ser consultado.

Dica: Em caso de dor de ouvido em crianças, ou excesso de cera no ouvido, deve marcar uma consulta com um pediatra e eles poderão verificar e recomendar opções de tratamento ou até indicar um especialista na área.

Um médico otorrino pode remover a cera acumulada usando:

  • sucção
  • irrigação
  • uma seringa de bola de borracha
  • um pequeno instrumento cirúrgico chamado cureta

Essas foram as informações e dicas sobre como remover a cera do ouvido.

Em caso de não conseguir retirar a cera do canal do ouvido, ou pior, começar sentir dores e inflamações, a recomendação é procurar um especialista para averiguação e tratamento específico.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.