O que acontece ao comer aveia no café da manhã todos os dias

A Aveia com toda certeza faz muito bem para as pessoas que se alimenta dela no café da manhã, mas o que pode acontecer ao corpo quando você comer Aveia todas os dias? Esse tipo de alimento é rico em carboidratos o que a torna excelente para ter uma boa digestão e, além disso, ela ajuda concentrar muita energia no corpo humano.

  • O que é Aveia? A Aveia ou (Avena sativa) é um cereal comumente consumido na forma de aveia ou aveia em flocos. De acordo com algumas pesquisas, ela pode trazer uma série de benefícios potenciais para a saúde.

A forma principal de consumir a Aveia é como mingaus, serve também como ingrediente em cereais matinais e em assados como ​​(bolos de Aveia, biscoitos de Aveia e pão de Aveia). Nas últimas décadas, a Aveia se tornou um “alimento saudável” e muito popular.

O que acontece ao comer aveia no café da manhã todos os dias
Comer Aveia todas as manhãs em seu café da manhã mantem a saúde eme dia

A Aveia é carregada com fibra dietética (contendo mais do que muitos outros grãos) e tem uma gama de propriedades saudáveis ​​de redução do colesterol.

Para saber se é mesmo tão útil mesmo comer a tão saborosa e famosa farinha de Aveia todos os dias, buscamos informações sobre a mesma e descobrimos o quanto ela é tem nutrição adequada para todas as idades.

Porque comer aveia todas as manhãs no café?

Se sim, não há problema algum, pelo contrário, os cereais integrais são muito bem indicados especialmente no café da manhã, podem inclusive ser feitos em forma de mingau quando misturado com água norma ou leite. Você só deve ter o cuidado com os similares da farinha de Aveia instantânea que são tradicionalmente adoçados ou seja ricos em açúcar, e outros aditivos de sabor que são prejudiciais ao seu corpo.

Algumas pessoas entendem que, ao incluir farinha de Aveia em sua dieta diária, isso pode facilitar e ajudar na perda de peso.

No entanto, é preciso entender, que aqui que o cereal deve ser moído grosseiramente, fervido em água, e claro, não conter nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Por ser ricos em carboidratos a Aveia é recomendada por nutricionistas no café da manhã e sobretudo nos dias em que você planeja fazer exercícios.

Ao acordar é importante para o corpo consumir alimentos com proteína também. Outra recomendação dos nutricionistas é comer mingaus de Aveia no almoço, ou ainda usá-la para fazer omeletes, adicionar queijo fresco, cottage ou ainda combiná-lo com pratos proteicos.

O que pode acontece ao comer aveia no café todos os dias
A Aveia possui componentes indispensáveis para manter a saúde inabalável

A ingestão de Aveia facilita na digestão

Comer Aveia é principalmente indicado para quem tem problemas gastrointestinais, por possuir propriedades que facilitam a digestão eliminando assim as toxinas do organismo. Por isso, esse cereal deve ser inserido na dieta alimentar para quem sofre com intestino preso.

Para essa finalidade, é indicado que se cozinhe muito bem os grãos, uma vez que a fibra alimentar muito grossa pode prejudicar a mucosa gástrica.

Vale a pena ressaltar que o uso da Aveia além de auxiliar no bom desempenho e funcionamento do intestino devido ao seu alto teor de fibras, ela ainda reduz os níveis de açúcar no sangue e pode também reduzir o colesterol.

A Aveia possui os componentes indispensáveis para a saúde tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco muitos outros nutrientes que responsáveis ​​pela formação e fortalecimento dos ossos e tecidos musculares. Para as crianças é frequentemente indicado o consumo de Aveia e nesse caso deve ser cozido também.

Tomar café com cereal e comer Aveia é saudável e gostoso

Para um café da manhã além de gostoso ser também saudável, é preciso saber qual grão é o mais indicado.

Abaixo confira três tipos principais de farinha de Aveia.

  • Grãos inteiros, esses precisam de uma longa fervura em torno de uns trinta minutos. Esse tipo de grão é uma das mais benéficos para o organismo e recomendadas por nutricionistas, uma vez que possui elevada concentração de vitaminas, minerais e fibras.
  • Flocos de cereais inteiros, esse tipo de grão é menos e rico em suas propriedades úteis. Com um cozimento em água fervente por em média uns quinze minutos.
  • Flocos cozidos no vapor, uma das formas mais rápidas de preparo para o café da manhã. Em uma vasilha coloque os flocos e adicione água ou leite fervente sobre eles, se preferir ferva-os até ficar ao ponto desejado.

A Aveia mesmo depois de ser fervida ou cozida não perde suas propriedades, ou seja, as substâncias essenciais que compõem a Aveia tais como o antioxidante natural, as vitaminas B e E, e os minerais importantes como o magnésio, potássio, zinco, fósforo, permanecem intactas durante o cozimento.

Dica: Recomenda-se em caso de intolerância a lactose que substitua o leite pela água ou leite de coco. Outra coisa que também pode ser feito é adicionar nozes ou óleo de linhaça à farinha de Aveia na água.

No entanto, é recomendado sempre que não adicione açúcar ao mingau. Procure variar e acrescentar frutas frescas ou secas, além de deixar bem saboroso o mingau não é prejudicial ao organismo.

É importante lembrar, que diferente dos grãos ou flocos de Aveia, as frutas, contêm vitaminas, e devem ser inseridas cruas no mingau, para não perder as propriedades benéficas.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.