Instagram usa selfies de vídeo para verificar identidade dos usuários

Selfies de vídeo para verificar a identidade online deverá se tornar padrão nas redes sociais.

No recurso no Instagram usa selfies de vídeo para verificar a identidade dos usuários da plataforma digital. Novamente o Instagram voltou a usar selfies de vídeo para fazer a verificação de identidade dos seus usuário. Este recurso de segurança já está em funcionamento há algum tempo mas poucas pessoas se deram conta.


A empresa tentou realizar o lançamento do recurso em agosto do ano passado 2020, mas foi forçada a atrasar o plano devido a problemas de performance e técnicos. No entanto, parece que a empresa (Instagram) de propriedade do Facebook - agora chamada de Meta - já resolveu todos os bugs uma vez que o recurso está disponível globalmente.

Selfies de vídeo para verificar a identidade online

Instagram usa selfies de vídeo para verificar identidade dos usuários
Selfies de vídeo para verificar a identidade online deverá se tornar padrão nas redes sociais.

A verificação de identidade por selfie foi detectado pela primeira vez pelo consultor de mídia social muito ativo no Twitter. Ele também compartilhou a captura de tela da nova seção de verificação de vídeo de selfies.

Instagram usa selfies de vídeo para verificar identidade de novos usuários
Instagram usa selfies de vídeo para verificar identidade de novos usuários

De acordo com as imagens, a seção mostra a mensagem “Tire uma selfie em vídeo”. “Precisamos de um breve vídeo de como virar sua cabeça em diferentes direções. Isso nos ajuda a confirmar que você é uma pessoa real e a confirmar sua identidade. ” a mensagem é lida mais adiante.

Esse tipo de selfie de vídeo tem sido usado normalmente para identificação em smartphones para reconhecimento facial e também para criar registros em serviços de apps online, inclusive alguns bancos tem usado de forma convencional.

Quando é necessária a verificação de selfie de vídeo?

Resposta: A partir de agora, a verificação de selfie em vídeo só é necessária durante a criação de uma nova conta no Instagram. Nenhum usuário existente recebeu a solicitação para compartilhar uma selfie em vídeo até agora.

Segundo o Instagram, a empresa afirmou que o vídeo gravado na sistema nunca será visível ao público na plataforma e será excluído em 30 dias. O Insta também diz que não coletará dados biométricos ou usará tecnologia de reconhecimento de rosto.

Em termos simples, a inteligência artificial da plataforma analisará o vídeo de selfie para confirmar que um usuário é uma pessoa real. Quando for necessária a verificação de selfie de vídeo.

A verificação de selfie em vídeo no momento não é obrigatória para usuários ativos na plataforma, mas será necessária durante a criação de uma nova conta no Instagram. Os usuário existente não receberam nenhuma solicitação para compartilhar uma selfie em vídeo com o Insta até agora.

O selfie de vídeo é usado por outros aplicativos

Não fique impressionado achando que isso é algo novo, o Instagram está somente seguindo uma rotina de outros aplicativos, e não é de o único a usar selfies de vídeo, o recurso também é usado por aplicativos de namoro como o Tinder e o Bumble, onde os usuários precisam compartilhar suas selfies em um determinado ângulo e posar para verificar sua identidade.

Recentemente, a plataforma introduziu dois recursos populares, o Text-to-Speech e Voice Effects.

O recurso Text-to-Speech, como o nome sugere, cria uma voz artificial que lê o texto fornecido pelo usuário. O recurso de efeitos de voz permite aos usuários alterar sua própria voz que gravaram em um vídeo.

Os usuários podem alterar sua voz para soar como um robô, um vocalista ou outros tipos através deste recurso.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.