CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As contas do Google vai começar exigir autenticação de 2 fatores (2FA)

Acessar as contas do Google com autenticação de 2 fatores será mais seguro para o usuário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No final de dezembro e início de Janeiro de 2022, o Google vai começar a exigir a segurança de autenticação de dois fatores (2FA) em boa parte das contas dos usuários que possuem algum produto ou serviços em seu servidores. Eles decidiram torná-lo um programa padrão.

Google 2FA

No mês de outubro de 2021, o Google declarado oficialmente que o plano da empresa era proteger os mais de 150 milhões de usuários em sua plataforma usando o sistema se segurança 2FA. Agora, em dezembro vimos que a grande maioria dos usuários do Google inicio automaticamente a inscrição neste programa de segurança.

Na verdade, apareceram alguns relatórios na Internet que sugerem que logo após o anunciado, o Google começou a trabalhar firme em sua nova campanha de segurança e inscreveu milhares de pessoas no serviço de autenticação de dois fatores automaticamente.

Contas do Google começar exigir autenticação de 2 fatores (2FA)
Acessar as contas do Google com autenticação de 2 fatores será mais seguro para o usuário. ®stock.adobe

Atualização para sistema de autenticação 2FA

O sistema 2FA já estava instalado muito antes do anúncio do Google de torná-lo uma configuração padrão. Anteriormente que possuía conta no Google podia escolher se usava ou não. As pessoas podiam se inscrever no 2FA, mas não era obrigatório.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, poucas pessoas se inscreveram neste sistema voluntariamente. Um relatório de 2018/19 mostrou que apenas 10% dos usuários ativos do Google tinham o sistema de autenticação de dois fatores ativado em suas contas. Desde então, o Google tem solicitado a seus usuários que habilitem o 2FA para a melhor proteção.

De 150 milhões de contas, o Google implantou o sistema de inscrição automática apenas para as contas com backup configurado. De todos, somente os usuários com um segundo endereço de email servindo de backup e com um número de telefone para poder ser usado para recuperar a senha esquecida da conta do Google serão inscritos automaticamente na autenticação de dois fatores.

O que é o 2FA e como protege as contas do Google?

A autenticação de dois fatores é um programa de segurança que pede aos usuários que enviem informações adicionais para confirmar sua identidade antes de fazerem login em suas contas do Google.

O modelo de segurança 2FA é implementado por muitos sites de redes sociais e outras lojas de comércio eletrônico para evitar que hackers obtenham acesso não autorizado à conta do Google de alguém.

Os usuários podem inserir seu número de celular, onde uma confirmação para uma tentativa de login é enviada. O usuário deve inserir seus dados de login, incluindo a senha e o código de confirmação de seu celular para acessar sua conta do Google.

Um stick USB também pode ser usado para 2FA. Isso significa que os dados de login não serão mais suficientes para fazer login em sua conta do Google.

Suporte do Google para inscrição automática de autenticação

Você pode encontrar os detalhes do processo de inscrição automática na página de suporte do Google. A empresa mencionou que cada usuário sinalizado para a autenticação de dois fatores receberá uma notificação uma semana antes de a regra ser aplicada.

A notificação foi enviada por email. Isso, no entanto, não inclui empresas que adquiriram uma conta do Google Workspace. Cabe ao administrador da organização decidir se deve ativar esse sistema de segurança para suas contas do Google.

O YouTube também tornou o sistema de autenticação de dois fatores obrigatório para os criadores de conteúdo de nível de parceiro recentemente.

A página de suporte do Google também afirma que o Google atualmente permite a inscrição automática para autenticação de dois fatores, mas isso se tornará uma verificação em duas etapas em breve, tornando obrigatório para cada usuário verificar sua identidade com detalhes adicionais.

O Google se associou a muitas empresas de TI para lançar mais de 10.000 chaves de hardware anualmente. Outra ferramenta de segurança que ajuda os usuários do Google a lembrar suas senhas é o Gerenciador de Senhas. A ferramenta foi projetada para verificar mais de um bilhão de senhas todos os dias.

A empresa confirmou que esse gerenciador de senhas em breve permitirá que as pessoas também obtenham senhas para outros aplicativos móveis. Será mais fácil para as pessoas obterem senhas para todos os aplicativos móveis no menu do Google App.

Em dispositivos Android, o sistema de autenticação de dois fatores é integrado aos dispositivos usando o Prompt do Google. Quando você tenta entrar em uma conta do Google, um menu pop-up com “sim” ou “não” aparece na tela.

Ele economiza o tempo e o trabalho de inserir o código toda vez que você faz login em sua conta do Google. Os usuários do iOS podem usar a chave de segurança física ou obter uma solicitação imediata por meio do aplicativo Gmail ou Google Smart Lock.

Por que é necessário o 2FA em contas do Google?

Cada vez mais canais online estão adotando os protocolos de autenticação de dois fatores para garantir proteção máxima a seus usuários. O Google também tomou a iniciativa de tornar esse mecanismo de busca um lugar seguro para indivíduos e empresas.

A autenticação de dois fatores oferece uma maneira de proteger suas contas contra tentativas de hacking e phishing.

Mesmo que sua senha vaze ou um hacker descubra suas credenciais de login, você pode ter certeza de que eles nunca terão acesso às suas contas do Google até que usem a chave física ou o código de segurança enviado para o seu celular.

O Google também lançou a versão mais recente do Chrome anteriormente, que veio com 19 atualizações de segurança. Um desses recursos era a opção de confirmação de pagamento. Esperançosamente, no final de 2021, veremos milhões de contas do Google protegidas com o sistema de segurança 2FA.

Imagens do Blog: concept-of-2fa, 2fa-laptop

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.