5 dicas para enviar mensagens de texto para prosperar seu negócio infalíveis

O envio de mensagens de texto SMS de forma profissional é essencial para ter sucesso nos negócios.

Mensagens de texto são uma das formas mais eficazes de entrar em contato com os clientes do seu negócio e de sua empresa, o envio de mensagens de texto, usar um serviço online bom para ambas as partes, uma vez que muitas vezes pode ser mais rápido que atender uma chamada telefônica 0800 por exemplo.

A mensagem de texto é, no sentido geral, o objeto da comunicação. Dependendo do contexto, o termo pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação quanto à sua forma de apresentação. Na teoria da comunicação, uma texto de mensagem é enviada de um emissor para um receptor.

Para enviar mensagens de texto, é preciso fazer uma configuração de escrita de acordo com o estilo de negócio, procure elaborar respostas que agilizam o atendimento ou apenas configure para fazer o check-in sem ter que atender uma chamada pessoalmente. Isso é ótimo quando as respostas são auto-suficientes.

Com certeza você já deve ter ouvido o termo SMS, a tecnologia em constante desenvolvimento usada em celular de última geração, essa é mais uma alternativa de comunicação disponível para pessoas, empreendedores e empresas em geral, e o melhor de tudo, enviar mensagens de texto é o tipo de coisa que chegaram para ficar e o custo é muito baixo, de graça em alguns casos como o Telegram e WhatsApp, além do Message.

Para não correr o risco de enviar mensagens de texto com erros, basta ter atenção na configuração das respostas pré-formatadas, seus clientes merecem um atendimento com excelência.

5 dicas para enviar mensagens de texto para prosperar seu negócio infalíveis
O envio de mensagens de texto melhora a captação de novos clientes e leads

Confira abaixo as dicas do blog com truques e maiores práticas recomendadas para manter suas mensagens de texto SMS com um formato profissional.

Como ser um expert no envio mensagens de texto para negócios 

Antes de enviar mensagens de texto para seus clientes, há algumas regras essenciais a serem seguidas. É perfeito utilizar o envio de SMS para resolver suas questões com a comunicação. Porém, se você estiver usando SMS para campanhas de marketing para pessoas que não ativaram explicitamente, você pode ter problemas.

Para não cometer erros, veja algumas diretrizes simples mais eficazes que você pode seguir para garantir que as mensagens de texto atendam as necessidades de sua clientela ou futuros leads:

1. Obtenha o consentimento do receptor para enviar mensagens de texto

É muito desagradável ser incomodado com algo que não nos interessa, por isso, antes de enviar mensagens de texto para seus clientes ou leads, certifique-se de obter a permissão deles. No caso de estar respondendo alguma orientação via suporte para o cliente, é provável que o mesmo já tenha enviado uma mensagem para você antes pedindo ajuda.

No entanto, mesmo assim após ter respondido suas dúvidas, é interessante pedir sua autorização para enviar textos de marketing, anúncios ou mensagens ao cliente. Agora quando o cliente concorda que você possa enviar mensagens de texto aí tudo bem.

2. Utilize sempre sua marca ao enviar SMS com mensagens de texto

Cada empresa tem seu estilo e uma linguagem que se identifica com seus clientes, assim sendo, ao se comunicar com eles, é importante que sua mensagem tenha o estilo de linguagem com sua marca de sua empresa.

Caso ela use uma linguagem mais divertida para enviar mensagens de texto, não terá nenhuma objeção em usar emojis e enviar GIFs em suas respostas. Agora se seu negócio tem uma imagem profissional, use uma forma de falar também profissional.

O tom de seus textos deve corresponder aos seus outros canais de comunicação.

Personalize a mensagem deforma profissional e sem erros gramaticais

Para não parecer um texto automatizado, fale diretamente com a pessoa chamando-a pelo seu primeiro nome, já foi comprovado que quando isso não acontece, ela pode interromper a conversa.

Como disse acima, seguir uma linha profissional de comunicação também significa evitar o envio de muitos pontos de exclamação ou emojis. Apenas seja direto e educado para enviar mensagens de texto aos seus clientes.

Errado: Exemplo do que não fazer: “Muito obrigado pelo seu feedback hoje! 😃Estamos tããão contentes por você estar gostando do nosso serviço! Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de mais dúvidas. 😃”

A mensagem deve ser é amigável, mas é muito desagradável e pouco profissional quando uma frase termina com um ponto de exclamação e possui muitos emojis destacados.

Correto: O que fazer: “Muito obrigado pelo seu feedback. Estamos muito felizes por você estar gostando do serviço. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco sempre que tiver mais comentários ou perguntas. Estamos felizes em ajudar. 😊”

Dissemos a mesma coisa aqui, mas reduzimos um pouco com os emojis e as exclamações. Ainda amigável, mas profissional.

Não seja descuidado confira seus textos
Antes de enviar mensagens de texto sempre confira se tudo esta de acordo

3. Não seja descuidado com o texto na mensagem

Como em qualquer escrita, enviar mensagens de texto também tem probabilidade de conter erros. Existem muitos casos em que os textos são enviados para a pessoa errada ou pior você pode enviar textos em grupos que  acidentalmente incluem seus contatos pessoais. Portanto, ter o hábito de conferir e ou revisar seus textos antes de encaminhar é uma boa prática.

Muita atenção com a autocorreção de palavras

Estar atento à escrita é essencial, a correção automática quando usada para textos entre amigos ajuda muito, mas no caso de enviar mensagens de texto comercial, no entanto, nem tanto. Isso acontece, pois nem sempre as alterações de correção automática são corretas de acordo com seu idioma ou concordância adverbial.

Dica: Não faça uso de abreviações, em geral elas não são detectadas pela verificação ortográfica porque são muito comuns em mensagens de texto.

Seja conciso e direto ao enviar textos por SMS

Use uma explicação eficiente e direta, enviar mensagens de texto serve para agilizar os negócios. Pegue as informações complexas e simplifica-as para seus clientes. Evite explicações prolixas e palavras desnecessárias.

Caso seu assunto exija uma resposta maior, enviar de 1 a 3 mensagens de texto mais curtas em vez de uma longa é melhor. Além disso, ler parágrafos maiores tem menor legibilidade. Portanto, dependendo da situação, fazer uma ligação telefônica ou mesmo enviar uma resposta por e-mail tem melhor resultado.

4. Envie textos para seus clientes na hora correta 

Horário comercial é o ideal para enviar mensagens de textos

Não envie mensagem para seus clientes fora do horário comercial, isso não é profissional. Caso tenha clientes com situação de fuso horário, estabeleça uma ordem para as mensagens chegarem no horário comercial da localidade onde o mesmo se encontra.

No entanto, se você atende principalmente clientes locais, fique, respectivamente, dentro do fuso horário deles ao enviar mensagens de texto.

Fique de prontidão para responder as mensagens

Estar atento e responder as mensagens o quanto antes é o mais indicado. Caso sejam dúvidas em caso de um setor de suporte, o envio de resposta deve ser rápido, portanto, certifique-se de atender a esse padrão com seus clientes.

No entanto, nem todos os textos exigem uma resposta imediata, verifique sua caixa de entrada de mensagem em horários certos. Saber diferenciar o que é pertinente e o que pode esperar é fundamental.

Configure mensagens rápidas exemplo: Essa é uma ótima pergunta! Estou investigando isso agora para você." Assim sendo, sendo cliente ficará tranquilo sabendo que em breve obterá a resposta que necessita.

5 - Acompanhe as perguntas e respostas das mensagens

Escreva o que você quer dizer e sempre cumpra o que foi dito

Uma coisa fundamental é cumprir horários e o que foi prometido ao enviar mensagens de textos por SMS, deixar para fazer depois pode ser um grande problema de atendimento. Ao ler muitas mensagens diariamente poder ser que algumas delas passem despercebidas, uma vez ou outra pensamos instintivamente que o trabalho foi concluído ou que estamos aguardando uma resposta do cliente.

Crie o hábito de marcar uma mensagem como “não lida”, importante" etc., para não correr o risco de esquecer ou perder o ponto. Assim, você saberá o que já foi resolvido ou não, e não vai deixar seu cliente pensar que você o está ignorado.

Seja educado e prestativo ao finalizar com o cliente

Assim como no início da conversa o final também importante. Não se esqueça de sair da conversa de forma profissional, diga que foi bom ajudar e deseja sucesso ao seu cliente.

É incrível o que um simples “Obrigado por entrar em contato conosco e tenha um dia maravilhoso” pode fazer toda a diferença, é um exemplo de uma maneira de encerrar a troca de texto com elegância.


Essas foram as dicas sobre como enviar mensagens de texto, e seja qual for a forma que você decidir se comunicar, lembre-se sempre de ser empático e prestativo com seus clientes.

É nisso que todos os grandes negócios prosperam - tornando a experiência com seus clientes agradável!

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

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