CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

10 dúvidas que você deve esclarecer sobre o índice do Google

Quer ter seu site aparecendo nas buscas do Google? Verifique essas 10 dúvidas sobre o índice do Google

índice do google
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É através do índice do Google que mundialmente bilhões de pessoas tem acesso a qualquer tipo de informação que esteja disponibilizada na Internet. Então, se você utilizar as novas estratégias que ajudam os usuários encontrarem as respostas de seu interesse, vai sair na frente. O Google encontra resultados relevantes nas sua pesquisa para usuários globais, essa é a sua função.

O Google sempre otimiza sua ferramenta para levar a melhor experiência do usuário, por isso usa recursos exclusivos que beneficiam esses usuários na construção do índice do Google.

Lembre-se que não adianta ter o melhor site, mesmo construído em AMP,  se o Google não indexa-lo, se seu site ou blog não aparecer na Search Engine você praticamente não existe. Se não aparecer em nenhum tipo de pesquisa, sem chances de obter tráfego orgânico.

Rastreamento e indexação do site ou página na web

Para que seu site seja rastreado e indexado, ele tem que ser encontrado pelo Google. Normalmente, o site será verificado para ver se possui todas as exigências e, se tem páginas em conformidade, entre outros. Estando tudo em ordem, seu site será rastreado na web e, em seguida, adicionado essas páginas ao seu índice, o índice do Google. A ferramenta utilizada para isso é um robô (spider) da web chamado Googlebot.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Curiosidades:

  • Rastrear: é o processo de seguir hiperlinks na web para descobrir novos conteúdos
  • Indexar: um processo importante de armazenamento de todas as páginas da web em um vasto banco de dados
  • Rastreamento em escala: é um software desenvolvido para realizar o processo de rastreamento em grande quantidade.
  • Googlebot: é um robô de rastreamento do Google que percorre toda a web
10 dúvidas que você deve esclarecer sobre o índice do Google
O Google faz buscas para tirar dúvidas, resolver problemas ou trazer respostas

Índice do Google

Quando você efetua uma busca de algo no Google, isso quer dizer que você está pedindo ao índice do Google para buscar em toda a Web a resposta que você precisa, ou seja, para retornar todas as respectivas páginas de seu índice. Uma vez que existem milhões de páginas que atendem ao seu pedido, além disso, o algoritmo de classificação do Google fará a busca sempre para resolver seus problemas ou trazer respostas.

E quando um site se destaca e tem tudo o que o usuário precisa, esse site fica classificado nas primeiras páginas e assim sendo, você possa terá os melhores e mais relevantes resultados primeiro.

Percebe a importância da indexação e a classificação? E que as duas são coisas diferentes. É enumerado que tanto uma como a outra são essenciais.

Para acompanhar a evolução das páginas e o ranqueamento de seu site, a ferramenta mais indicada é o Google Search Console. Lá você pode verificar o status do índice de um URL específica, você pode usar o mesmo site. E caso não apareça nenhuma informação significa que seu site ou uma página especifica ainda não está indexado.

Como ser indexado pelo Google e ser encontrado na busca orgânica

Não fique na dúvida, verifique se seu site ou blog está indexado no Google, siga as dicas abaixo:

  • Entre no > Google Search Console
  • Procure a opção da ferramenta de inspeção de URL
  • Cole o URL que deseja que o Google indexe na barra de pesquisa.
  • Aguarde até que o Google verifique o URL
  • Você pode clicar no botão > “Solicitar indexação”

Veja que esse método é a prática mais recomendada ao publicar um artigo ou página. Além disso, você está informando ao Google que você adicionou novo conteúdo e ele pode verificar e indexar, após isso seu artigo ou página será armazenado no índice do Google.

No entanto, isso não significa que tal solicitação de indexação resolva os problemas subjacentes que estão impedindo o Google de indexar páginas antigas. Se for essa a situação, confira e siga a lista de verificação abaixo para diagnosticar e corrigir o problema.

Principais links rápidos para cada tática, caso você já tenha tentado algumas

  • Remova bloqueios de rastreamento em seu arquivo robots.txt
  • Você pode incluir a página em seu Sitemap
  • Bom para remover tags canônicas
  • Verifique se a página tem ou não links internos e externos
  • Tente corrigir os links internos
  • Você pode adicionar mais links internos
  • Elimine as páginas órfãs do seu site
  • Confira o conteúdo e se a página é valiosa e única
  • Elimine páginas de baixa qualidade
  • Crie backlinks externos de boa a alta qualidade

Remova bloqueios de rastreamento em seu arquivo robots.txt

Um bloqueio de rastreamento em robots.txt na grande maioria das vezes é um problema se o Google não estiver indexando uma única página da web. Para averiguar se esse é o problema, você pode colar o URL na ferramenta de inspeção de URL no Google Search Console.

Outro detalhe é clicar no bloco Cobertura para revelar mais detalhes e, sobre determinado URL em seguida, procurar a opção “Rastreamento permitido? Não: bloqueado por robots.txt ” erro. Ou seja, isso indica que a página em questão se encontra bloqueada em robots.txt. E caso seja esse o problema, verifique também seu arquivo robots.txt para ver se há regras de "proibição" relacionadas à página ou subseção relacionada.

Por que criar e incluir páginas em seu Sitemap

Outro passo importante é criar um sitemap do seu site ou blog, ou seja um mapa do site transmita ao Google quais são as páginas que são importantes ou não. Também pode dar alguma orientação sobre a frequência com que eles devem ser rastreados novamente.

O Google deve ser capaz de localizar páginas automaticamente do seu site, apesar de estarem no sitemap, no entanto, não custa incluí-las. Para verificar se tal página está em seu sitemap, utilize a poderosa ferramenta de inspeção de URL no Search Console. Se você encontrar o erro “URL não está no Google” e “Mapa do site: N/A”, então ele não está no seu mapa do site ou indexado.

Remova tags canônicas não autorizadas

Uma tag canônica (também conhecida como “rel canonical”) é uma forma de dizer aos mecanismos de buscas que um URL que uma página distintiva representa a cópia principal de uma página.

Parece que os rótulos canônicos nem sempre são ruins. Para ser mais preciso, a maioria das páginas com essas tags os terá. Se você perceber que sua página tem um conjunto canônico, verifique a página canônica com frequência. Supondo que, se esta for realmente a versão preferida da página, e houver pouca necessidade de indexar páginas relacionadas, as tags canônicas devem ser mantidas.

Verifique se a página publicada no site não é órfã

Páginas órfãs são páginas que não possuem links internos para elas.

Como o Google rastreia a web para descobrir novos conteúdos, eles não podem descobrir páginas órfãs por meio desse processo. Os visitantes do site também não serão capazes de localizá-los.

Tente construir backlinks de boa e alta qualidade

Como todos sabemos, os backlinks informam ao Google que as páginas da web são importantes. Em última análise, se alguém está criando um link para ele, ele deve ter algum valor. Em suma, essas são as páginas que o Google gosta de indexar. Sem esses fatores seu site não poderá ser indexado e nem ser armazenado no índice do Google.

Quando o rastreador do Google ("Googlebot") visita uma página do seu site ou blog, o Google a indexa, analisa o conteúdo e o significado e armazena no índice do Google. Se as páginas indexadas seguirem as diretrizes do Google para webmasters, elas podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

A maioria das páginas será rastreada antes da indexação. No entanto, o Google também pode indexar páginas sem acessar seu conteúdo. Por exemplo, quando a página é bloqueada por uma diretiva de robots.txt.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.