Como fazer para indexar site no Google instantaneamente sem truques ou hacks
Se a sua dúvida for como fazer para indexar site no Google instantaneamente, você precisa entender como todo o processo funciona. Para indexar um site ou blog no Google e ele aparecer no termos de busca, não é nenhum bicho de sete cabeças - dá pra fazer. No entanto, mesmo que você faça um excelente trabalho para ter um bom conteúdo para seu site, lembre-se que os visitantes não verão os resultados nas pesquisas até que as novas páginas sejam indexadas pelo Google.
Nós aqui do Blog Dicas entendemos que de nada adianta, ter o melhor design de site, conteúdo, trabalhar na copy, call action, otimizar as imagens e esse trabalho todo não trazer resultados significativos. Bom, com esse artigo pretendemos trazer a luz até você do que deve fazer a seguir, e claro, se colocar em prática, em pouco tempo seu site estará indexado na rede de pesquisa mas acessada de todo a história.
Comece por aqui.
Quanto tempo leva para indexar site no Google
Não existe uma regra para que o Google indexe seu site ou blog, isso depende de inúmeros fatores e motivos, por isso, fazer um bom trabalho em todo o blog, ou seja, escrever artigos originais, usar as palavras chaves certas, imagens de qualidade e ainda trabalhar todo o SEO, vai ser o diferencial para ele ser indexado, e isso, pode ou não demorar.
Após desenvolver um bom trabalho para que seu site seja indexado, não adianta ficar esperando o milagre de um dia o Googlebot chegar no seu site e checar suas novas páginas. Por isso, siga os passos abaixo para garantir que o novo conteúdo do seu site seja indexado quase que instantaneamente.
1. Verifique o arquivo Robots.txt
Algumas etapas precisam ser feitas e verificadas antes de se perguntar o que pode estar acontecendo com seu site que os rastreadores do Google ainda não o indexaram. Verificar o arquivorobots.txt
é a primeira coisa a ser feito, você sabe exatamente o que é um robots.txt
?
Robots.txt é um arquivo que funciona como um conjunto de instruções para rastreadores, e você decide quais páginas devem ou não ser rastreadas. É provável, que nem todas as páginas do seu site sejam rastreadas, o que o ajudaria a evitar exceder o orçamento de rastreamento.
Pode ocorrer por engano de você marcar algumas de suas novas páginas como noindex, ou seja, proibidas para os Spiders e rastreadores do Google. Então, antes de continuar para as próximas etapas, certifique-se de estar fazendo essa etapa de forma correta, ou se suas ações não estão impedindo a página de ser indexada.
Não esqueça de verificar configurações do WordPress na sessão (options reading) ou configuração/leitura. Como na Imagem abaixo, também verifique se por acaso o "checkbox" esteja marcado como evitar indexação. Por padrão essa caixa vem desmarcada, mas não custa confirmar.
Visibilidade nos mecanismos de busca |
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2. Orçamento de rastreamento de indexação pelo Google
Para que seu site tenha tráfego, ou seja, que os usuários ou visitantes cheguem ao seu conteúdo, ele precisa estar indexado. Para indexar precisa elaborar toda a questão do SEO, ter títulos e meta-descrição tudo bem feito.
No entanto, esse negócio de SEO não é uma lógica perfeita, quem trabalha com isso sabe bem o que estou dizendo, também não há uma garantia 100% que seu conteúdo otimizado vai ser indexado, infelizmente é possível que muitos de seus conteúdos não sejam indexados, nesse caso pode acontecer o excesso no orçamento de rastreamento para indexação, conhecido como "Crawl Budget".
3. Tempo de rastreamento do Crawl Budget?
O que é o Crawl Budget? Ele revela em tese o tempo que o robô automatizado do Google, rastreia as páginas do seu site. Portanto, ter um bom artigo com conteúdo relevante também é outro fator que pode influenciar nesse número com base em uma combinação de fatores - agrupados em torno do tamanho, saúde e popularidade do seu site.
É importante citar que se seu blog ou site é pequeno ou tem pouco tráfego, na maioria dos casos, você não precisa ter preocupação com isso. É melhor evitar problemas como páginas órfãs, conteúdo duplicado ou loops infinitos, isso pode ser um fator para não indexar site no Google:
4. Indexar páginas órfãs do seu site
Quando se fala em página órfã, significa que é uma página sem links. Se você quer as páginas recém publicadas no seu site sejam rastreadas pelo Google, precisa incluir links internos apontando para elas e também um ou dois links externos fazendo juice para a página, isso é muito importante para o ranqueamento.
Para que seus artigos sejam encontrados na Search, os rastreadores do Google agem de forma parecida a um visitante humano, ou seja, se ele não conseguir acessar uma página em especial no seu site, eles não irão rastreá-la ou indexá-la, daí o nome de “página órfã”. Por isso, a necessidade de você adicionar alguns links internos para aumentar as chances do Google não deixá-las para trás!
Dentro do seu site ou blog, nem todas as páginas são iguais, isso vai depender da qualidade dos backlinks que podem ou não ajudar seu site. Então, se você deseja que o Google te encontre, certifique-se de adicionar alguns links externos apontando para elas a partir das páginas populares da web.
O que o Google gosta de encontrar nos sites para indexá-los
Para atender as necessidades dos usuários que acessam o Google buscando por respostas as suas dúvidas ou serviços nos campos de pesquisa (com isso Google ganha seus lucros com publicidade), os resultados que ele gera entregando o conteúdo que a pessoa busca, deve possuir uma propriedade primordial: "conteúdos úteis".
Quer dizer, a experiência do usuário precisa se a melhor e quanto mais rápido, melhor.
Para saber se o usuário gostou dos resultados da busca realizada, como o Google ainda não pergunta, então tem que recorrer a métodos indiretos para determinar a qualidade de uma página em relação a uma frase de pesquisa específica.
Avaliação de indexação em duas partes:
- A qualidade da página (os fatores de SEO no site) e;
- A autoridade da página (chamados de fatores de SEO fora do site).
Para classificar a qualidade de uma página da web específica, os mecanismos de pesquisa e busca analisam todos os parâmetros mensuráveis que podem utilizar:
- Originalidade - O Google valoriza quando o conteúdo de uma site é único, em vez de ter sido plagiado ou seja retirado de outro lugar. Embora o fato de um cont seja muito improvável que o conteúdo original obtenha altas classificações por conta própria, fazer cópia ou plagiar é um caminho certo para descer na classificação e até mesmo chegar a um banco de penalidades.
- Substância - embora não haja uma regra rígida que diga “menos texto em uma página é ruim para o SEO”, você deve considerar se seus visitantes gostariam de uma discussão mais profunda do tópico em questão, em vez de algumas frases superficiais. Se for esse o caso, certifique-se de que seu conteúdo seja o mais substancial e bem pesquisado possível.
- Usabilidade - quanto tempo um visitante passa em seu site é frequentemente um bom indicador de sua utilidade; o tempo gasto em uma página, por sua vez, é fortemente influenciado pela facilidade de uso, incluindo layout, navegação e design. Certificar-se de que seu site tenha aparência profissional e siga as práticas recomendadas de UX (experiência do usuário) é crucial na otimização para melhores classificações de pesquisa.
- Velocidade - os dispositivos digitais nos deixaram bastante impacientes com suas interfaces de feedback imediato; de acordo com o Google , mais da metade dos usuários de smartphones abandonam uma página da web se ela demorar mais de 3 segundos para carregar. Para reformular isso: quanto mais rápido uma página carrega, melhor para o usuário - o que, por sua vez, significa que o tempo de carregamento provavelmente será um dos fatores de classificação do Google, especialmente para páginas acessadas por meio de dispositivos móveis (já que muitas pessoas navegam na web em planos de telefonia móvel e limites de uso de internet móvel fixa ou até mesmo pagar por megabyte).
Passando para as métricas de autoridade, é aqui que o Google estima o quão confiável uma página é com base nas ações de outros sites.
Em termos simples, o SEO fora da página trata principalmente de recursos de terceiros com links para suas páginas: se esse link parecer genuíno, ele informa aos mecanismos de pesquisa que outros sites apreciam seu conteúdo.
Quanto mais autoridade você obtiver por meio de links de entrada de outros sites confiáveis, maiores serão suas chances de obter as melhores classificações de pesquisa.
O que o google não gosta de encontrar nos sites e blogs
Embora seja bastante óbvio que os opostos das coisas descritas acima são sinais de alerta para os mecanismos de pesquisa, ainda é útil revisar rapidamente os comportamentos que são prejudiciais para as classificações de pesquisa:
- Baixa qualidade no conteúdo - os algoritmos do Google estão constantemente melhorando, ou seja, ficando cada vez melhores na detecção de conteúdo não original, superficial, difícil de usar ou ofensivo. Essas páginas não têm a menor chance de classificação nos resultados de pesquisa e, às vezes, até mesmo classificação.
- Link de má reputação - se o seu “ambiente da web” imediato, ou seja, sites com links para você e aqueles para os quais você tem links, são de qualidade e reputação duvidosas, suas chances de obter classificações mais altas também podem ser prejudicadas. E embora você não possa controlar quem está vinculado ao seu site, é possível agir se detectar algum link de entrada suspeito: enviando uma lista de rejeição no Console do Google para webmasters, você pode informar ao mecanismo de pesquisa quais backlinks você não usa. não quero que seja considerado.
- Manipulação do algoritmo - embora não haja nada de ruim em melhorar seu site para obter classificações mais altas, jogar com o algoritmo nunca foi algo de que o Google gostou particularmente. Acrescente a isso o fato de que está se tornando cada vez mais sofisticado e perspicaz, e fica claro que os riscos envolvidos dificilmente tornam essa estratégia uma estratégia válida a ser seguida.
A otimização de mecanismos de pesquisa não é uma ciência exata - ao invés disso, é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada envolvendo o bom senso e coletando o máximo de experiência possível.
5. Use o DFI ao seu favor
Adicionar links internos pode não ser suficiente se os rastreadores tiverem que passar por várias outras páginas primeiro para chegar ao novo conteúdo. Novamente, não é muito diferente do que um ser humano faria na mesma situação - se ele não conseguir encontrar as informações de que precisa em apenas alguns cliques, pode nem mesmo chegar à página relevante.
É por isso que DFI (que significa Distância do Índice) é outro fator que você deve considerar.
Resolver esse problema é muito fácil - tudo que você precisa fazer é adicionar o link interno para que o novo conteúdo possa ser acessado facilmente a partir da página inicial.
Todas as novas páginas com conteúdo que você acreditar que os usuários possam achar valioso, não devem exigir mais do que três cliques da página inicial, fica a dica.
6. Crie conteúdo de valor para os usuários
As páginas do seu site ou blog que o indexador do Google considera valiosas serão indexadas primeiro na Search Engine. Mas como é possível aumentar o “valor” da página? Certamente não tem como perguntar isso diretamente ao Googlebot, ele é uma algoritmo.
O algoritmo do Google presta muita atenção à autoridade percebida do site. Se houver links externos de vários cantos da Internet apontando para uma página específica em seu site, isso será um sinal para os rastreadores de que o conteúdo pode ser valioso e que sua indexabilidade e rastreabilidade aumentarão.
No entanto, a divulgação não é o único método para mostrar ao algoritmo indexador do Google que os usuários podem achar útil o seu conteúdo recém-adicionado. Tente evitar muitas páginas com conteúdo superficial - ou seja, com menos de 500 palavras se possível (isso com certeza é uma polêmica), se necessário ou fazer parte da sua estrutura de conteúdo, expanda a contagem de palavras, por exemplo, respondendo às perguntas mais frequentes relacionadas ao conteúdo da página - faq.
Como alternativa, você pode simplesmente mesclar várias páginas em uma única.
Além disso, lembre-se de adicionar metatags e evitar a duplicação de títulos em páginas diferentes.
Como solicitar a indexação de um site ou blog no Google
Vamos deixar claro que de forma alguma esse método seja infalível para indexar suas novas páginas na Internet, mas, você pode sim solicitar ao próprio Google que faça a indexação. Como pedir para o Google indexar as páginas do meu site? Simples, primeiro você precisa acessar o Google Search Console logado na sua conta do blog ou conta pessoal.
Cole o URL da nova página na Ferramenta de inspeção de URL e escolha “Solicitar indexação”.
Lembre-se: independentemente de todas as etapas que você seguir, talvez ainda não ocorra a indexação instantaneamente; O Google pode inclusive decidir pular a indexação se encontrar algum dos problemas no seu site, blog ou portal.
Dica : "Mesmo que você passe longas horas escrevendo artigos úteis com a intenção de atrair novos visitantes e clientes para o seu site, seus esforços podem ser mais frutíferos se gastar algum tempo para ajudar o Google a indexar suas páginas."
Como mostramos nos parágrafos acima, há certos fatores que afetam a velocidade com que os rastreadores visitam seu site. Seguir as dicas mencionadas neste artigo ajudará você a garantir que seu conteúdo básico, incrível ou épico seja indexado o mais rápido possível ou instantaneamente.
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