Como usar o Google Assistente para fazer reservas e agendar compromissos

O Google Assistente possui diversas facilidades para agilizar reservas e agendamentos usando o viva-voz.

O Google Duplex integra o Google Assistente, possibilitando que esse recurso seja utilizado através do comando Ok do Google para intermediar comunicações entre empresas e pessoas. Perfeito para efetuar reservas, agendar horários em estabelecimento tais como: cabeleireiros, hotéis, restaurantes entre outros.

Essa tecnologia é digamos uma das melhores coisas para quem trabalha com horários marcados.

Você configura a ferramenta e depois que a solicitação é feita, o algoritmo de inteligência artificial (IA) do Google Duplex entra em contato com a empresa (como um cabeleireiro) e através do recurso usa voz humana para configurar e confirmar uma reserva ou compromisso.

O Google Assistente quando usado para confirmar e acelerar processos de checkout ele é muito eficiente. O Duplex é adequado para smartphones com Android 5.0 e superior e iPhones com GA instalado. Esse método começou em maio de 2018 e está ganhando em plena ascensão.

Como fazer reservas e agendamentos com o Google Assistente
Usando o Google Assistente fazer suas reservas e agendamentos de forma rápida e eficiente. Imagem ®stock.adobe

Fazer reservas e agendamentos com o Google Assistente

Quando quiser marcar um horário ou uma reserva, basta dizer ao Google Assistente e o que você precisa.

  1. Diga Ok google para ativar o Google Assistente ou mantenha pressionado o chave de casa na tela sensível ao toque de um dispositivo Android.
  2. Fale claramente o que precisa: exemplo, você pode dizer algo como “Reserve uma mesa no restaurante Fasano” ou “Marque uma hora Jeff Hair Sallom”. No entanto se ainda não tem um lugar definido diga “Agenda uma hora em um salão de beleza próximo de mim”, o assistente fará uma busca e te mostrar as diversas opções locais.
  3. Pronto, basta escolher qual a melhor poção que desejar.
  4. O Google Assistente solicita mais detalhes.
  5. Toque em Sim para confirmar, Não para alterar os detalhes, ou Cancelar para parar todo o processo.
  6. O Google Assistente é incrível, liga para a empresa e interage com quem atende, fornecendo e confirmando seus dados. Esse recurso está disponível apenas com empresas que aceitam chamadas Google Duplex.
  7. Assim que a chamada e a reserva forem concluídas, o Google Assistente confirmará por voz em alguns minutos. Em caso de alguma alteração ele informa sobre quaisquer problemas que surjam ao tentar ligar para a reserva, como a empresa não atender o telefone.
  8. Casa ocorre não deseja mais o agendamento, e precise cancelar a reserva depois de confirmada, dê o Ok google e diga-o para cancelar sua reserva em X lugar.

Faça reservas com o Assistente Google

Para efetuar reservas, tem de utilizar o Assistente Google em inglês. De momento, não é possível utilizar esta funcionalidade em determinadas localizações.

Faça uma reserva no Android:

Quando o Assistente Google faz uma reserva, partilha as informações necessárias, como o seu nome próprio, apelido ou número de telefone.

  1. No seu telemóvel Android, toque sem soltar no botão página inicial ou diga "Ok Google".
  2. Diga um pedido, por exemplo:
    • "Reserva uma mesa no [nome do restaurante]."
    • "Faça uma reserva no [nome do restaurante]."
  3. Quando for solicitado, indique mais detalhes, como a data e a hora desejada.
  4. Toque em > Confirmar.
    • Quando a sua reserva for confirmada, receberá uma notificação e um email.

Dica: você pode pedir ao Assistente Google para fazer uma reserva no seu Smart Display.

Encontrar ou cancelar uma reserva confirmada

  1. No seu telefone celular Android, toque sem soltar no botão página inicial ou diga "Ok Google".
  2. Fale ou digite "As minhas reservas".
    • Encontre: procure a reserva.
    • Cancele: toque na reserva > Ver detalhesCancelar reserva. Siga as instruções.

Faça uma reserva no iPhone e iPad

Quando uma reserva é feita pelo Assistente Google, o app compartilha as informações necessárias, como o seu nome próprio, apelido ou número de telefone.

  1. De posse do seu iPhone, abra a aplicativo do Assistente Google.
  2. Toque no icone do microfone.
  3. Faça um pedido, por exemplo:
    • "Reserva uma mesa para 2 em [nome do restaurante]."
    • "Faz-me uma reserva em [nome do restaurante]."
  4. Quando for solicitado, indique mais detalhes, como a data e a hora desejada.
  5. Toque em Confirmar.
    • Quando a sua reserva for confirmada, recebe uma notificação e um email.

Dica: você pode pedir ao Assistente Google para fazer uma reserva no seu Smart Display.

Encontrar ou cancelar uma reserva confirmada

  1. No seu iPhone, abra a aplicativo do Assistente Google.
  2. Toque no microfone do telefone.
  3. Fale "As minhas reservas".
    • Encontre: procure a reserva.
    • Cancele: toque na reserva > Ver detalhes > Cancelar reserva. Siga as instruções.

Para evitar spam e pegadinhas contra empresas e estabelecimentos, o sistema do aplicativo do Google limita o número de reservas e cancelamentos que você pode fazer em curtos períodos.

O Google Assistente pode ajudar com seu pedido de Delivery

 

O Google Assistente e o Google Duplex é ótimo para agilizar o dia a dia, exemplo, ajudar a acelerar seus pedidos on-line de refeições para viagem e entrega, preenchendo seus dados de contato e pagamento automaticamente.

Para começar, use seu dispositivo Android para localizar qualquer estabelecimento perto de você que seja parceiro do Google.

Esses restaurantes já possuem uma configuração automática, ou seja, terão a opção Pedido no perfil da empresa depois de fazer uma pesquisa no Google. Selecione Pedido On-line, Entrega ou Retirada de Pedido e, em seguida, examine o menu e escolha seus itens.

Tudo funciona em questão de minutos, quando estiver pronto, o Assistente navegará automaticamente pelo processo de finalização da compra, preenchendo seu nome e endereço e obtendo informações de pagamento do Google Pay.

Dica: (certifique-se de ajustar o Chrome com o dispositivo para ativar o Preenchimento Automático).

Esse recurso foi lançado em abril de 2021, em parceria com restaurantes selecionados e planeja adicionar mais estabelecimentos nos EUA. No Brasil inúmeras empresas já estão utilizando os recursos e melhorando a experiência com seu público.

Leia também esses artigos:


O que é o Google Assistente?

A Google Assistente ou OK Google é uma assistente pessoal virtual desenvolvida pela Google que pode realizar tarefas do dia-a-dia, como ligar para pessoas, mandar mensagens, pesquisar no Google, e ainda conversar com o usuário.

Como o Google Assistente você tem um sistema digital que facilita usar seu telefone e aplicativos através do viva-voz. Ele pode ajudá-lo a definir lembretes e alarmes, gerenciar sua agenda, procurar respostas, navegar e controlar dispositivos domésticos inteligentes enquanto estiver fora de casa e muito mais.

O que é Google Duplex?

Google Duplex é a mais nova tecnologia que promete impulsionar os recursos do Google Assistente. É um sistema 100% automatizado, com o Google Duplex o usuário consegue facilmente realizar chamadas de voz para quem quiser, mas com o detalhe de ter uma voz naturalmente humana em vez de uma voz metálica imitando um robô.

O sistema foi criado para ser capaz de entender "frases complexas, discursos rápidos e comentários de longo tempo", de acordo com a equipe de desenvolvimento do Google, no futuro o Duplex vai agendar compromissos e reservas sem dificuldades para todos.


FAQ

Porque o Google Assistente não funciona?

Caso haja algum erro na configuração o mesmo não funcionará corretamente. Verifique todos os dados inseridos e teste antes para ter certeza se está tudo certo, exemplo, verifique se a opção Ok Google está ativada e ainda se a pesquisa em andamento está sendo bem clara. Aprenda aqui como fazer o Google Voice funcionar corretamente.

Como atualizar o Google Assistente?

Acesse a Play Store em seu smartphone, acesse a página do Google Assistente Go e clique em atualizar. Aguarde e quando aparecer "Instalado", você já terá a versão atualizada. Saiba mais aqui: como atualizar uma conta do Google?

Como falar com o Google Assistente?

São passos simples: Em seu aparelho smartphone ou tablet Android, acesse as configurações do Google Assistente ou se preferir abra o App. e diga "Configurações do Google Assistente". Ative o Ok Google isso é importante, se o Ok Google não aparecer, ative o Google Assistente.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.