Tudo que você precisa saber sobre clonagem de conta do Facebook

Conhece alguém que já teve a conta do Facebook clonada? Saiba como proceder para manter sua conta protegida.

Você já ouviu falar em clonagem de conta do Facebook? O que mais acontece atualmente é receber um aviso do Facebook de que alguém que você conhece, ou já é amigo na rede social, enviou uma solicitação de amizade, mas como assim? Essa pessoa já conheço.

A clonagem de contas em redes sociais não é um hack ou uma exploração como o Phishing - é apenas a conclusão da tentativa de golpistas usando seus dados e informações disponíveis publicamente na Internet para enganar seus amigos e conhecidos no Facebook.

A conta clonada serve especialmente para enviar mensagens para seus amigos dizendo que precisa de dinheiro para lidar com alguma emergência – por exemplo, foi assaltado e precisa de dinheiro para retornar para casa.

Você pode pensar que seus amigos são espertos demais para cair em um golpe como esse, mas como esses pedidos vêm de um conhecido, em geral, a resposta é positiva. Leia também como entrar no Facebook sem senha.

Se algum amigo pedir dinheiro no Facebook! É quase certo que a conta do seu amigo foi clonada. Confira como e por que isso aconteceu.

Conta do Facebook foi clonada ou foi hackeada?

Há uma diferença enorme entre sua conta ser clonada e alguém no Facebook que hackeou sua conta.

Quando o perfil de uma conta do Facebook foi hackeada, alguém está realmente usando sua conta do Face para parecer que é você mesmo que está postando. Embora a clonagem seja a prática mais comum, é fácil verificar se ninguém tem acesso direto à sua conta.

Processo de clonagem da conta do Facebook
A clonagem de conta do Face é a criação de uma cópia de um perfil existente utilizando dados que estão disponíveis na web. Imagem: ®istockphotos.

Veja como verificar se sua conta do Facebook foi invadida:

  1. Abra o Facebook a partir do seu navegador da web
  2. Clique no triângulo no canto superior direito para abrir o menu e selecione Configurações
  3. Clique em Segurança e Login na coluna da esquerda
  4. A seção > "Onde você está conectado" informa todos os dispositivos que estão conectados à sua conta e quando eles estão conectados pela última vez. Clique em > “Ver mais” para ver uma lista completa e revise cada login para decidir se é você.

Se cada login foi você, então você não tem com o que se preocupar.

O que é uma conta clonada?

Diariamente pessoas que conhecemos tem a conta do Face clonada, ou seja, alguém usa a foto e o nome de um usuário real da rede social para criar um perfil fake. A facilidade de criar contas falsas possibilita a ação desses golpistas online.

Clonar conta do Facebook é um dos jeitos mais fáceis dos golpistas agirem.

Até o momento em que escrevo esse artigo, o Facebook ainda não verifica o cadastro de um novo usuário, a não ser um email pedindo uma verificação. Isso é a deixa que os maus intencionados aproveitam, criando contas clonadas.

Quando acontece a clonagem de conta no Facebook

Fazer uma clonagem de conta do Facebook nada mais é que criar uma cópia de um perfil existente utilizando os dados que aparecem disponíveis.

Como os cibercriminosos clonam uma conta do Facebook?

  • Com um nome e foto de uma conta criada, em poucos passos uma clonagem da conta e perfil do Facebook é realizada, eles usam outras fotos públicas.
  • A partir daí, pedidos de amizade são enviados para a lista de amigos existentes.
  • Com a conta nova, a mesma é usada para assumir sua identidade. Com isso, os cibercriminosos entram em contato com seus amigos e familiares, para pedir dinheiro e fazer o que quiserem, no entanto seus amigos desconhecem quem está por trás das ações.

São tantas as alternativas de golpes aplicados por esses criminosos online, exemplo, podem se beneficiar tentando vender produtos com valores abaixo do mercado para seus amigos, até mesmo pedir dinheiro alegando alguma dificuldade financeira.

Uma das formas mais utilizadas por eles é enviar uma mensagem dizendo que foram assaltados e precisam dinheiro para voltar para casa. Como seus amigos pensam ser você de fato, muitos acabam caindo nesse tipo de ação.

Com a uma conta clonada no Facebook agir em seu nome fica fácil, usando a confiança que você construiu com seu amigo, eles são mais propensos cair nessas ciladas.

Como funciona a clonagem de conta no Facebook?

Então diante da facilidade de clonagem da conta do Facebook quando ela é conduzida por cibercriminosos, os problemas causados podem ter proporções gigantes. Entre constrangimento, golpes financeiros àqueles contatados pelo cibercriminoso.

Entenda que as informações disponíveis em suas redes sociais se tornam um convite aos golpistas de plantão. Com elas, enganar familiares e amigos são muito fáceis.

Leia esta mais história: Como recuperar sua conta do Facebook antigo?

como funciona a clonagem de conta no Facebook
Para evitar ser vítima de cibercriminosos e ter a conta do Facebook clonada, ative a proteção do navegador. Imagem: ®stock.adobe.

Como proteger sua conta do Facebook de ser clonada?

  • Para evitar que sua conta do Facebook seja clonada, altere as configurações de privacidade deixando definido que apenas seus amigos possam ter acesso às mesmas. Em configurações você decide o que deixar visível para sua lista de amigos.
  • Solicitação de amizade de pessoas que você não conhece ignore. E se acaso um amigo ou membro da família foi vítima de clonagem de conta do Facebook, deve servir de alerta para não ser mais uma vítima de conta duplicada. Aparecendo convite de amigo que você já aceitou antes, confirme com a pessoa pra ter certeza, isso pode ser feito por mensagem de texto ou telefonema para saber se realmente a pessoa criou conta outra conta no Facebook.
  • E por último, antes de ajudar um amigo necessitado, verifique primeiro, faça chamada de voz ou entre em contato um familiar próximo sem ser pelo Facebook para garantir que a situação é verdadeira.

Dica: Para evitar ser vítima desses golpistas oportunistas e de ter a conta do Facebook clonada, ative a proteção do navegador.

Tais ferramentas servem para proteção do navegador e bloqueiam golpes, páginas de phishing e ainda te alertam sobre sites não confiáveis ​​na Internet.


FAQ

Por que os golpistas clonam contas do Facebook?

Existem muitas pessoas oportunistas agem o tempo todo na Internet como cibercriminosos, a clonagem de contas é como qualquer outro crime cibernético, quando clonam uma conta do Face.

Em geral é utilizada para aplicar golpes e lesar outros usuários da rede social, ou seja, serve para roubar dinheiro e informações.

Assim que um golpista consegue clonar uma conta, ele tem acesso a lista de amigos do usuário real, e diante dessa facilidade envia solicitações de amizade das mesmas pessoas. Depois de aceitados os pedidos de amizades e coloca seu planos malévolos em prática.

Como você pode saber se a conta do perfil do Face foi clonado?

  1. Se você acha que teve sua conta clonada, é provável que você receba mensagens de alguns amigos alertando sobre ações estranhas em seu perfil pessoal. Uma coisa que é sempre recomendado, é que o usuário real efetue sempre uma varredura pesquisando na plataforma para verificar se há outras contas com seu nome e foto.
  2. Caso encontre, denuncie e peça a remoção da mesma, isso é fácil de resolver, em questão de dias está normal novamente
  3. Abra a página clonada e clique em > Mais (as reticências)
  4. Selecione > Fingindo ser Alguém e siga as instruções

Você pode ocultar sua lista de amigos no Facebook?

Sim. Ocultar sua lista de amigos é altamente recomendado. Lembre-se, porém, de que qualquer pessoa que possa ver seu feed pode ver algumas de suas atividades com os amigos.

  1. Vá para > Configurações, Privacidade e > Editar
  2. Escolha o público que você deseja que veja sua lista de amigos

É importante ressaltar que a rede social Facebook é apenas um dos muitos meios utilizados por criminosos para entrar em contato e enganar as vítimas.

Portanto, antes de “ajudar” um amigo, verifique e converse com ele antes de qualquer ação.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.