Crie e execute uma campanha de marketing digital do zero a escala em 7 etapas

Fazer uma campanha de marketing digital e obter resultados positivos, é preciso seguir algumas fases de validação.

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Para criar e executar uma campanha de marketing não pense que não tem trabalho duro, é preciso muito mais do que muito trabalho para validar e torná-la uma campanha bem-sucedida. É necessário ter uma compreensão excelente de como fazer marketing e, conhecimento adequado das ferramentas certas e do nicho de mercado que seu negócio ou empresa está inserido.

Usar bem as plataformas e ferramentas digitais avançadas é essencial para acesso aos dados do cliente e claro, uma equipe de marketing criativa talentosa e entusiasmada que pode ajudar transformar todo esse conhecimento e informações em objetivos bem direcionados para envolver os clientes com suas mensagens de marketing por texto ou online.

Para impulsionar os negócios de sua empresa mudando para um patamar elevado fazer uma campanha de marketing digital pode ser um divisor de águas. Aqui falo como o pressuposto que você entenda sobre campanhas de marketing digital feitas através do Facebook ADS ou Google ADS, ou outra mídia social com tráfego pago, caso não saiba do que estou falando, sugiro contratar um profissional em tráfego pago que seria um gestor de tráfego.

O que é uma campanha de marketing digital

Muitas empresas tem conseguido alcançar sucesso através da Internet, uma vez que a maioria das pessoas quando precisam de algum produto ou serviço buscam através da web. Portanto, se sua empresa ainda não faz divulgações através de campanha de marketing digital deve estar deixando muito dinheiro na mesa.

E se você está se perguntando o que é uma campanha de marketing digital, é uma das formas mais rentáveis de trazer resultados rápidos quando realizada de maneira inteligente e corretamente.

O lançamento de uma campanha de marketing digital quando bem estruturada pode transformar sua empresa fazendo dela um concorrente entre as maiores do mesmo segmento, aumentando sua cartela de clientes. Quer saber mais sobre esse assunto continue lendo e confira cinco etapas para fazer isso acontecer.

1. Escolha os canais mídias e conteúdo relacionado

Sua audiência ou público pode estar presente em várias mídias sociais. Com base nos dados que você obtiver na campanha de validação ou de sua equipe, faça direcionamento certo para tais mídias sociais, Lembrando que há inúmeras possibilidades de você fazer a oferta de seu produto.

Quando você faz a oferta mandando o cliente direto para uma página de vendas, a mesma precisa ser a melhor possível, ela deve oferecer suporte a diferentes estágios do funil de vendas. Ter um uma frase de chamariz (CTA) que incentive o visitante a querer de fato comprar o produto, oferecer bônus, garantia, etc.

Crie sua campanha de marketing digital
Mulher fazendo campanha de marketing digital usando a Internet

2. Defina quais os objetivos da campanha online

Para que você consiga alcançar os objetivos definidos em sua campanha de marketing digital vão depender do perfil da sua empresa. Existem vários objetivos tais como captura de leads através de e-mail, fortalecimento da marca da empresa, fazer venda direta do produto ou serviço, etc.

Uma campanha de marketing digital precisa ser bem planejada, pois tem gastos com o nível de validação dos anúncios, ou seja, você vai descobrir qual público se identifica e tem potencial intensão de compras.

Com esses dados, a campanha terá outro objetivo, ou seja, de otimização você vai oferecer seu produto ou serviço para um público definido e por último vem a fase da escala, quanto mais você vender ou tiver clientes para um determinado serviço, maior será seu empenho e investimento na campanha de marketing digital.

As fases de uma campanha de marketing digital vencedora são elas: de Validação. Otimização e Escala, vamos ver abaixo um pouco mais:

3. Conecte-se com o público alvo para validação de campanha

Se sua primeira campanha de marketing digital for para descobrir o público certo para seu produto ou empresa, essa será a campanha para validação, onde deve ser feito uma campanha no caso de Facebook ADS (Facebook Meta For Business) com objetivo para descobrir qual copy e imagem tem maior sucesso para o público. É importante que você tenha um caixa disponível para cada fase.

Este é o estágio de uma estratégia de marketing digital que as empresas costumam esquecer, mas é a parte que o torna mais eficaz, ou seja, identificar seu público em primeiro lugar, qual o criativo de anúncios foi escolhido, qual idade e sexo desse público, qual as cidades onde mais houve interesse.

Certifique-se de que sua equipe de gestão de tráfego que fará sua campanha de marketing digital entenda os tipos de leads qualificados de que esse departamento precisa e você pode configurar seu sistema de marketing digital para entregá-los diretamente. Afinal, se a campanha não atende à parte certa do negócio com resultados acionáveis, por que fazê-la?

4. Conheça qual o seu público para otimização

Com a campanha de marketing digital com o objetivo de validação você ou sua equipe já deve ter as informações do público que se interessa para seu produto ou serviço. Com esses dados as metas podem impulsionar a próxima fase de sua estratégia de marketing digital que é a fase da otimização.

Seu público escolhido já com todos os dados anotados terá uma cobertura demográfica não apenas de gênero, idade e renda, mas também que tipo de conteúdo digital eles consomem e em quais plataformas e dispositivos. Sua persona (provável comprador) deverá ter todas características anotadas.

Com os dados da persona, o tipo de criativo (modelo de copy e imagem vencedor) agora é fazer campanha de marketing digital em busca do objetivo, conseguir as primeiras compras ou contratos para sua empresa ou negócio.

Essa fase é a da otimização, com seu público-alvo definido, invista na campanha para vender, iniciando as primeiras vendas ou o objetivo especificado, deve-se novamente fazer análise de qual público comprou mais e então ir para a próxima fase que é a da escala.

5. Meça os resultados para aumentar o investimento e escalar

Após você ter controle de quanto cada produto pode ser vendido, qual o ROI (porcentagem de lucro líquido) é hora de investir ainda mais e aumentar seus ganhos diariamente. Analisar sua campanha é uma obrigação diária, a experiência em análise é importante aqui. E quando necessário, efetue novos testes.

Você pode usar os KPIs definidos em seu estágio de definição de metas para responder a perguntas como quais campanhas geram mais vendas, como as conversões de leads estão aumentando e se a publicidade em seu mecanismo de pesquisa está funcionando.

Dica: Por último e não menos importante, é estar sempre em alerta, tráfego pago em campanhas de marketing digital tanto pode dar certo como de repente ter surpresas desagradáveis.

O mais indicado é estar sempre aprendendo com seus resultados de marketing digital, sejam eles de ganho ou de perda, o importante é saber o que está dando certo e replicar, ao contrário também saber onde errou pra não comete-lo novamente. Invista tempo e conhecimento, para não correr riscos por falta de conhecimento.

6. Mídia social são importantes para campanhas de marketing

A mídia social é a plataforma de marketing mais importante do mundo hoje. O sucesso ou o fracasso de sua campanha digital podem depender da eficiência com que você é capaz de utilizar as mídias sociais.

A mídia social não é apenas uma plataforma de marketing muito importante por si só, mas também serve como suporte para muitos outros aspectos do marketing digital, criando uma sinergia poderosa. Por exemplo, SEO e marketing de mídia social andam de mãos dadas. Mas como a otimização de mecanismos de pesquisa e o marketing de mídia social funcionam juntos?

Há uma série de razões pelas quais esses dois aspectos do marketing digital devem ser considerados em conjunto, principalmente porque a mídia social fornecerá informações e dados valiosos que podem ser usados ​​para melhorar ainda mais sua pontuação de SEO.

Manter uma mensagem consistente em seus vários componentes de marketing é essencial para garantir o máximo de sinergia entre eles. Se você utilizar seus perfis de mídia social para o máximo efeito, eles podem fornecer o tipo de dados que você normalmente teria que pagar a uma empresa de pesquisa de mercado uma grande soma para produzir.

Uma forte estratégia de marketing digital é a base de um negócio de sucesso. Embora o marketing digital seja mais barato do que os métodos tradicionais de marketing, também é uma ferramenta muito mais poderosa.

A única ressalva é que exige que as empresas tenham uma abordagem mais ponderada e cuidadosa ao planejar uma campanha.

7. Rastreamento, avaliação e adaptação de campanha

Para determinar se a campanha está no caminho correto, você precisará rastrear e monitorar continuamente o desempenho de cada criativo. Defina alguns benchmarks e verifique regularmente se você os está cumprindo. Caso contrário, tente analisar as causas junto com a equipe, e não tenha medo de fazer modificações se as coisas não estiverem saindo como o planejado.

Claro, você não deve necessariamente mudar toda a sua abordagem após os primeiros resultados que parecem nada impressionantes, mas é realmente por isso que você precisa conduzir uma análise completa para descobrir exatamente o que está acontecendo .

Não fique surpreso se tiver que revisar seu orçamento algumas vezes durante a campanha de marketing. Obviamente, você não deve simplesmente desperdiçar dinheiro em tudo o que a equipe de marketing fizer sugestões, mas tenha em mente que às vezes não gastar um ou dois dólares a mais quando necessário pode custar muito mais do que esse pequeno e oportuno investimento.

As campanhas de marketing têm vida própria, crescem, mudam e evoluem, por isso a capacidade de adaptação a novas circunstâncias pode ser absolutamente essencial para o seu sucesso.


FAQs

Como fazer uma campanha de marketing digital?

Para fazer uma campanha de marketing digital e obter resultados positivos, é preciso seguir as fases de validação do produto ou serviço e entender qual público deu melhores resultados, então otimizar tais campanhas e quando tiver vendas consistentes é a hora de escalar. Mas cada passo tem que ser analisado, estruturado para não perder dinheiro.

Quanto tempo dura uma campanha de marketing?

Não há tempo estipulado, uma boa campanha dura o tempo em que tiver trazendo resultados positivos, ou seja, dando lucro para o investidor de tráfego pago.

Como planejar uma campanha de marketing?

Precisa separar uma grana para seguir as etapas da campanha, para a fase de descobrir qual público de seu produto, para fazer a otimização na hora certo e por fim a escala. Sabendo administrar essas fases você pode ter resultados incríveis.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

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