Banda larga x WiFi: Qual é a diferença entre os dois recursos de acesso a Internet

Usados para se conectar com o mundo a banda larga e o Wifi são essenciais. O que diferencia um do outro?

banda larga x wi-fi

Banda larga x WiFi são a mesma coisa, qual a diferença? Embora esses dois termos são usados ​​por nós, porém não são a mesma coisa.

A banda larga é a conexão real com a Internet que chega em sua casa através de seu modem ou roteador, os mesmos servem para enviar e receber dados de sua região para o mundo todo. O WiFi utilizado em massa, por outro lado, é uma forma de conectar seus dispositivos sem a necessitada de estarem ligados a um fio, como celulares e laptops, se conectam ao modem ou roteador.

Então, por que exatamente esses termos banda larga x WiFi são usados ​​no lugar um do outro? Ou eles são essencialmente os mesmos em alguns casos?

Vamos descobrir logo abaixo!

Banda larga x Wi-Fi: Qual é a diferença
Mulher trabalhando em casa utilizando WiFi no notebook. Imagem créditos: ®istockphoto.com.

Qual a confusão em torno de Banda Larga x WiFi?

Acima explicamos que uma rede WiFi conecta seus dispositivos com seu modem ou roteador e a banda larga, porém conecta seu modem com a internet. No entanto, precisa observar que sua banda larga pode ter uma conexão sem fio com a internet.

Isso significa que existem vários tipos de conexões de banda larga, como DSL, cabo, cabo de fibra ótica ou satélite.

A estreita relação entre banda larga x WiFi pode ser uma das razões por trás da confusão entre os dois. No entanto, pode-se dizer que WiFi é simplesmente um termo mais comum usado tanto para si quanto para banda larga.

Comparação entre WiFi e Ethernet para acesso a web

Agora que identificamos a diferença básica entre banda larga e WiFi, vamos falar sobre outra maneira de conectar seu dispositivo ao roteador. Geralmente, o Wi-Fi é preferível à Ethernet, mas às vezes a situação pode ser diferente.

Primeiro, vamos entender o que é Ethernet, é uma conexão com fio que você pode usar para conectar seu dispositivo (como um laptop ou computador) ao roteador por meio de um cabo Ethernet. Em comparação com a conexão WiFi, a Ethernet é o método de conexão mais rápido e relativamente mais estável.

Portanto, em locais onde existe uma grande demanda pela Internet, como escritórios e faculdades. Mesmo para jogos e outros propósitos, as pessoas escolherão Ethernet em vez de WiFi.

Tanto banda larga quanto o WiFi são confundidos com a mesma coisa e usados ​​de forma intercambiável. Mas são duas coisas com finalidades diferentes. Onde o WiFi conecta seus dispositivos ao modem ou roteador por meio de uma conexão sem fio, banda larga é como o seu modem ou roteador se conecta à Internet.


Definição de Wifi?

Wi-Fi, muitas vezes é referido como WiFi, wifi, wi-fi ou wi fi, esse recurso é a tecnologia sem fio usada para conectar computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos à internet. Wi-Fi é o sinal de rádio enviado de um roteador sem fio para um dispositivo próximo, que traduz o sinal em dados que você pode ver e usar. O dispositivo transmite um sinal de rádio de volta ao roteador, que se conecta à internet por fio ou cabo.

Definição de Banda Larga?

Banda larga é a transmissão de dados de largura de banda larga através de uma conexão de internet de alta velocidade. Com Banda larga um usuário doméstico ou comercial te, acesso à Internet de alta velocidade através de vários tipos de tecnologias que incluem desde a fibra óptica, wireless, cabo, radio, DSL e até satélites.


FAQ

WiFi e banda larga são a mesma coisa?

Não, banda larga e Wi-Fi são coisas completamente diferentes e têm finalidades distintas. O WiFi conecta seu celular, laptop e outros dispositivos ao roteador, enquanto a banda larga estabelece uma conexão entre o roteador e a Internet para navegar na web.

O que é mais rápido - WiFi ou Ethernet?

A Ethernet é mais rápida do que o WiFi, pois os dados são transferidos diretamente através de um cabo Ethernet do roteador para seus dispositivos. Além de ser muito mais rápido ele fornece uma conexão mais estável do que o WiFi.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.