CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aplique essas 8 dicas para inspirar a criatividade nas crianças de qualquer idade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você tem crianças em casa em fase de crescimento, então, essas oito dicas irão inspirar a criatividade nas crianças de uma modo todo especial. As crianças tem um potencial gigante para criar e aprender muitas coisas, ou seja, a criatividade dos pequenos é realmente surpreendente.

Vários são os benefícios da criatividade de uma criança, entre eles estão a facilidade de resolver problemas, melhoria do autoestima, autoconfiança, facilidade de aprendizado, habilidade para lidar com sentimentos, ou seja, as possibilidades dessa criança ter um bom desenvolvimento intelectual é muito maior.

Aplique essas 7 dicas para inspirar a criatividade nas crianças
Existem vários benefícios para desenvolver a criatividade de uma criança.

As crianças já nascem com uma imaginação fértil, é incrível a facilidade de aprendizagem que elas tem. No entanto, é normal com o passar do tempo essa criatividade diminuir à medida em que vão crescendo, e os expomos a modos de vida mais convencionais, estruturados e padronizados.

Leia também: como estimular filhos para desenvolver a criatividade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dicas para inspirar em criatividade nas crianças

Quer ficar por dentro das dicas para estimular a criatividade do seu filho? é só continuar a leitura e anotar as dicas do artigo de hoje.

Para estimular a criatividade de seu filho, é preciso entender o que ele tem facilidade ou gosta de aprender. As vezes um incentivo já faz toda a diferença, alguns pequenos já tem aptidão para fazer desenhos, cantar, dançar, são melhores em algumas matérias na escola, tem facilidade em contar histórias, ou seja, existem várias coisas que aguçam a imaginação e criatividade.

1. Não force seu filho fazer nenhuma atividade

Para estimular a criatividade nas crianças, é interessante fazer isso sem forçar a barra. O que pode surtir mais efeito, é você demonstrar interesse pelas coisas que elas fazem. É interessante por exemplo, caso a seu filho goste de colorir, uma boa dica é investir em atividades semelhantes, tais como desenhar ou pintar.

Muitas são as formas de ajudar seu filho ser mais criativo, alguns talentos são descobertos na infância, como alguns instrumentistas famosos, que iniciaram suas carreiras ainda crianças. Por isso, presenteá-lo com instrumentos mesmo que em forma de brinquedo pode ser uma boa.

Mas se acaso a criança não estiver interessado, forçá-lo provavelmente só o deixará estressado e menos interessado na atividade em questão.

2. Crie um cantinho para desenvolver a criatividade

Ter um espaço reservado para inspirar a criatividade nas crianças ou no seu filho é muito interessante. Um cantinho com uma lousa e giz de cera, cartolinas e lápis coloridos, brinquedos legos, massinha de modelar, blocos de montar, entre outros.

Brincar ou fazer pinturas, montar e desmontar peças de lego, etc, ajudam no desenvolvimento estimular a criatividade do seu filho, o que é importante também é ter tempo de qualidade com a criança.

3. Agende tempo para brincadeiras criativas

Organize intervalos regulares para fazer brincadeiras que sejam criativas, esse tipo de ação  ajuda a criança desenvolver suas capacidades ou habilidades motoras, ter mais concentração e melhora a comunicação. É maravilhoso acompanhar o desenvolvimento de cada criança, aproveite essa fase de descobrimento diário de seu filho.

4. Supervisione o que seu filho vê nos aplicativos

Permitir que a criança fique um determinado período com algum aparelho com acesso a internet pode ser benéfico para o desenvolvimento dela. Porém, deve ser supervisionado pelos pais, escolha o que vai somar positivamente e que se comprometem a educar e inspirar a imaginação de seus filhos.

Há muitos vídeos infantis para inspirar a criatividade nas crianças, como artes, dança, desenho, arte incrível e animais com balões.

oito dicas para inspirar a criatividade do seu filho e filha
Para inspirar a criatividade em crianças, comece novas atividades criativas em casa.

5. Dê ao seu filho a liberdade de cometer erros

Comemorar a criatividade dos filhos e falar sobre suas ideias e seus sentimentos, com certeza faz muito bem para eles. Mostre o que está certo e pode ser melhorado e não apenas na correção de erros, assim sendo, o jogo se torna mais sobre perfeccionismo do que exploração e imaginação. Agindo assim, seus filhos não terão medo de tentar coisas novas e se expressar.

6. Faça passeios em lugares diferentes

Levar seu filho para passear e explorar lugares diferentes tais como por exemplo, um sitio, um parque, no zoológico ou outro lugar onde ele venha despertar sua curiosidade e querer saber mais sobre os animais, determinadas plantas, no sítio para ver como se cozinha no fogão a lenha, como tratar das galinhas, entre outros. Esse tipo de experiência fica gravado na mente dos pequenos.

7. Incentive a leitura de bons livros

O melhor investimento para crescimento de uma criança com hábitos de leitura é incentivar desde cedo o gosto pelos livros e revistas. Então para inspirar a criatividade do seu filho, é interessante investir tempo e escolha livros apropriados para a idade da criança.

8. Seja criativo junto com seu filho!

Os filhos aprendem muito com os pais, pois o tempo todo observam os comportamentos dos mesmos. E você deve mostrar ao seu filho que você apoia e também valoriza a criatividade dele.

Para inspirar a criatividade nas crianças, comece uma nova atividade criativa em casa, tais fazer coisas como cozinhar, esculpir ou pintar. Desenvolva algum projeto e chame a criança para participar. Quanto mais você demonstrar criatividade para ele, mais importante ela parecerá para seu filho.


FAQ

O que fazer para incentivar a criatividade do seu filho?

Invista em brinquedos educativos, estimule a leitura de livros infantis, tenha um espaço com materiais para que ele desenvolva suas habilidades, passeie em lugares diferentes e invista para ter tempo de qualidade com ele.

O que fazer para estimular a criatividade?

Como citei acima, para estimular a criatividade nas crianças, envolve uma serie de ações, sempre procurar entender o que seu filho quer dizer, incentiva-lo a colocar em prática suas ideias, uma vez que a criança tem grande facilidade de aprendizagem.

Para estimular a criatividade nas crianças, basta ter disposição para oferecer mecanismos que despertem o interesse nos pequenos de aprender e desenvolver coisas interessantes para eles.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.