CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como estimular filhos a usar e ter mais criatividade no dia a dia

Muitos pais acreditam que a criatividade é um talento inato que seus filhos têm ou não têm. Descubra!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba como estimular seus filhos para serem mais criativos sem ter que gastar muito com brinquedos temáticos. Claro que existem muitas formas de chamar atenção e despertar a criatividade das crianças. No entanto, é preciso ficar atento a algumas coisas importantes.

As melhores ideias surgem de pensar criativamente. Se você está se perguntando como obter ideias que mudem o jogo, existem algumas atividades que podem ajudar a impulsionar a idealização.

Estimular filhos ter mais criatividade

Muitas pessoas presumem que a criatividade é um talento inato que seus filhos têm ou não têm: assim como nem todas as crianças são igualmente inteligentes, nem todas as crianças são igualmente criativas. Mas, na verdade, criatividade é mais habilidade do que talento inato, e é uma habilidade que os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver.

Com essas dicas seu filhos será estimulado a ter mais criatividade - estimular
Muitos pais presumem que a criatividade é um talento inato que seus filhos têm ou não têm.

Por ser a chave para o sucesso em quase tudo o que fazemos, a criatividade é um componente-chave da saúde e felicidade e uma habilidade fundamental para praticar com as crianças. Confira algumas dicas para estimular a criatividade nos filhos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1. Como estimular a criatividade dos filhos

Oferecer recompensas aos filhos quando os mesmos são criativos, que na verdade a intensão é boa, mas, isso pode ter efeito negativo, uma vez que a criança estará focando na recompensa em si e não no desenvolvimento e crescimento dela. Isso porque a atividade pode ficar associada à recompensa e não à diversão que a criança naturalmente tem ao fazê-la.

Isso não quer dizer que a criança não mereça receber um elogio. No entanto, é preciso ter sabedoria para estimular a criatividade dos pequenos e ele entender a importância que tem o aprendizado e/ou conhecimento adquirido.

Há tipos de recompensas que podem ter resultados positivos. Por exemplo, dar de presente materiais tais como cadernos, revista para colorir, lápis de cor ou canetinhas coloridas para uma criança que adora desenhar vai ser muito útil a ela.

2. Cada criança aprende e tem suas formas e interesses diferentes

No aprendizado é importante perceber que existem muitas atividades, sendo criativas ou não. Por isso, cada criança tem uma forma diferente de aceitar, gostar ou não, ou seja, uma criança pode não ter um interesse particular.

Saber como estimular a criatividade de uma criança é essencial.

E não há nada de errado nisso, todos temos uma personalidade diferente. O que é bom para um pode não ser para o outro. No entanto, saber administrar os benefícios de cada etapa e usar as recompensas nesses casos, pode ser eficaz.

Algumas tarefas são mais interessantes aos olhos de uma criança, no entanto, uma atividade escolar criativa pode ser também detestável para ela, assim sendo, ela pode não ter paixão alguma por essa atividade.

Já quando uma criança sente gosto por uma determinada atividade criativa, e você oferece algum tipo de recompensas ou elogios não específicos por ela pode, na verdade, diminuir seu interesse.

3. Incentive a crianças fazer novas descobertas

Conforme pesquisas, há maior facilidade de aprendizado para pessoas que estão abertas a novas experiências. O contrário também, existe uma dificuldade maior para as mais tímidas e/ou fechadas.

Tem crianças que sempre querem aprender mais, se interessam por novidades, tais como: fazer alguma experiência, conhecer outras comidas, praticar atividades, jogos ou brincar com seus amigos. Nestes casos, simplesmente continue a oferecer oportunidades e incentivo.

Para os filhos que são mais reticentes, existem opções. Ainda que tenha uma personalidade teoricamente estável, é possível muda-la com algumas pequenas ações.

Palavras cruzadas, sudoku ou quebra-cabeças pode estimular a criatividade nos filhos. Durante a infância e a adolescência é onde há mais facilidade de aprendizado infantil.

Para estimular a criatividade nos filhos, investir em curiosidade e o envolvimento intelectual é uma maneira. Também incluir o incentivo, como aprender algum tipo esporte para uma criança menos atlética, incentivar a aprender tocar algum instrumento musical, entre outros.

4. Ajude a criança avaliar suas melhores ideias

Avaliar as ideias criativas de seu filho é fundamental. Quando uma criança é dinâmica e muito esperta, provavelmente ela tem facilidade em aprender mais rápido. Você já ouviu falar de Brainstorming?

Uma técnica ou método chamado de Brainstorming (chuva de ideias ou tempestade cerebral) que nada mais do próprio nome já diz, em uma técnica em grupo, onde cada um expõe sua ideia e pensamentos sobre determinado assunto para criar soluções inovadoras.

Ajude-os a avaliar suas melhores ideias e criatividade
Tente apoiar os filhos e filhas quando eles mais precisarem usar a criatividade.

Quando seu filho tiver muitas soluções para determinado problema, no entanto, ele não saber como usar sua criatividade para resolver tal situação ou o que é menos interessante. Nesse caso, precisa ser sábio e conduzi-lo a uma solução, nem oferecer recompensas e desestimular.

Caso a criança procure sua opinião, certifique-se de dar feedback depois que ele já tiver feito um Brainstorming de muitas ideias possíveis. Isso pode ajudar ele a ter mais confiança e isso pode estimular a criatividade de seu filho.

“Gosto das imagens que você usou em seu poema; você está melhorando! Que outras metáforas você pode usar nesta última linha?”

Crianças que são mais protegidas podem precisar de ser encorajadas a experimentar novas atividades. 

5. Ensine os filhos quando eles precisam usar a criatividade

Caso seu filho esteja tendo notas baixas e dificuldade por causa de sua criatividade, você pode ajuda-lo a entender melhor como agir. Você pode estimular a criatividade de seu filho enfatizando que ele compartilhe suas ideias e pensamentos relevantes para o tópico da aula.

A criatividade tem uma série de benefícios acadêmicos, profissionais e pessoais. Com alguns toques suaves, você pode ajudar seu filho a crescer e usar a imaginação o quanto quiser.

6. Mostre interesse pela sua expressão criativa

Para fazer os filhos serem criativos não adiante forçá-los a nada, amarrá-los a um violão ou teclado, ou levá-lo para exposições de arte contemporânea abstrata, não é o que desejamos falar aqui. Em vez disso, fica atenta a forma como eles abordagem as coisa, como fazer o desenho que vai na porta da geladeira.

Em suma, tenha interesse ativo naquilo que seu filho demonstra gostar e estimule um interesse criativo para aquilo.

Por exemplo, pesquise com eles onde há aulas de música disponíveis ou onde existem equipamento musicais que podem adquiridos. Ofereça-se para ajudar e despertar o interesse dele por algo.

7. Ensina como ele pode ser divertir

O incentivo à criatividade em crianças não precisa estar diretamente relacionado a uma arte ou ofício específico. Muitas atividades divertidas estimulam a criatividade. Cantar e dançar qualquer tipo de música ajuda a desenvolver o senso de ritmo, melodia, harmonia e tempo de uma criança.

Você pode estimular o seu filho a notar detalhes como padrões, cores, formas, linhas e texturas, conversando com eles sobre imagens de beleza natural que você vê todos os dias - um padrão de casca de árvore, o formato de uma vagem, as nuvens na céu, as veias em uma folha ressecada etc.

Se você quiser que seu filho seja criativo, o mais importante é deixá-lo começar. Escolha algumas atividades que estimule a sua criatividade para que ele as experimente ... você nunca sabe onde vai parar as mentes criativas

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.