Vale a pena ter muitos cartões de crédito ? É bom ou ruim?

Ter muitos cartões de crédito com datas variadas de vencimento da fatura pode ser interessante para quem tem as finanças sob controle. Utilizá-los de forma organizada para aproveitar as diferenças nos vencimentos uma forma de usar o dinheiro do banco emprestado, além disso ajuda no controle dos gastos e evita pagamentos desnecessários com juros.

Os cartões de crédito existem simplesmente para facilitar a vida, não o contrário, no entanto é preciso considerar suas circunstâncias financeiras individuais com muito cuidado para definir quantos cartões de crédito atendem as suas necessidades atuais.

Vale a pena ter muitos cartões de crédito para uso geral?

Bora conferir mais sobre esse assunto - quanto cartões de crédito posso ter?

Por que ter mais de um cartão de crédito na carteira?

Uma forma de melhorar seu Score (pontuação de crédito) é utilizar os cartões de crédito, como disse, são perfeitos para agilizar pagamentos sem a necessidade de utilizar dinheiro em espécie.

Quando uma pessoa mantém em dia os pagamentos seja de boletos, faturas, contas de água e luz, telefone e também os cartões de crédito, isso é muito bom para elevar seu nível como pagador.

Quando uma pessoa consegue controlar bem seu dinheiro e seus gastos, quando surge uma oportunidade para comprar um bem material com um valor mais alto, ter um bom score ajuda. Ter cartões de crédito pode ser um método facilitador para gerenciar finanças do seu próprio negócio.

Ter cartões de crédito variados possibilita a aquisição de bens mais rapidamente. No entanto, é importante lembrar que manter os pagamentos em dia de suas dívidas faz toda a diferença. E para isso, ser um bom administrador é essencial, faça questão de manter sua relação dívida-crédito em uma faixa saudável (30% ou menos).

Ter vários cartões de crédito lhe permite desenvolver uma estratégia de gastos de forma inteligentes que maximize recompensas como dinheiro de volta, e muito mais.

Dica: Fazer pedidos de muitos cartões em pouco tempo não é recomendado. É comum as operadoras de cartão entrar em contato e oferecer outros cartões de crédito quando o score da pessoa é bom ou alto.

Pode ter muitos cartões de crédito ao mesmo tempo para usar livremente

Pode! A facilidade de ter vários cartões de crédito tem seu lado positivo e negativo.

Positivo: os cartões podem melhorar seu perfil financeiro e de crédito, é prático e facilita a vida em casos de urgência.

Negativo: se não souber administrar e manter todos os cartões pagos na data certo e com saldo baixo, isso pode se transformar em uma bola de neve gigante e incontrolável, ou seja, vai pagar juros sobre juros, impossibilitando talvez a quitação dos débitos.

Pode ter muitos cartões de crédito ao mesmo tempo para usar livremente

Cuidados importantes ao solicitar muitos cartões de crédito

  • Pague em dia suas faturas. Como você tem observado, ficar atento aos vencimentos das faturas e manter os pagamentos em dia é essencial. Não pode em hipótese alguma deixar atrasar ou pior, pagar o mínimo. E mesmo que você tenha gasto um baixo valor, não deixe de quitar sua fatura. Evite dor de cabeça e prejuízo com altos juros e correção monetária.
  • Tenha controle de seus gastos. Faça uma planilha e anote todos seus compromissos financeiros. Quanto dinheiro você deve em todos os seus cartões de crédito e outros gastos também. Caso contrário fica complicado manter tudo sobre controle dos gastos, e pior, ficar sem controle com os cartões de crédito.
  • Saiba os débitos de cada cartão de crédito. Fique atento a todos os saldos e débitos de cada cartão, aí que está a chave do sucesso para ter vários cartões de crédito. Em outras palavras, veja quanto crédito você tem disponível em todas as suas contas, e considere toda a sua dívida em conjunto também. Evite pagar taxas absurdas com os altos juros inseridos nas faturas dos cartões.
  • Participe dos programas de recompensas. Uma das melhores coisas que existem são os programas de recompensas, os pontos que se acumulam e você pode troca-los por milhas. No entanto, é preciso saber como escolher um programa que compense participar de tais programas de milhagem. É preciso ficar de olho nas mensalidades dos cartões de crédito, uma dica, converse com a operadora dos cartões sobre as taxas de manutenção, é possível conseguir isenção das mesmas.

Porque adquirir mais de um cartão para crédito?

A realidade é uma só, ter muitos cartões de crédito tem seus prós e contras, por isso, atenção. Pague sempre o valor total da fatura, uma vez que depois que as finanças descontrolam a coisa fica bem complicada.

Talvez você tenha percebido que ter muitos cartões de crédito pode não ser uma boa, então você deseja cancelar alguns. Mas espere! Lembre-se os cartões de crédito são importantes para melhorar seu score, o que pode te trazer benefícios.

Veja como organizar seus gastos com cartões de crédito: Após isso, anote as taxas de juros e assim decida quais cartões de crédito você vai cancelar. Fique atento ainda sobre quais as recompensas são mais atraentes. Depois que você escolher qual cartão vai manter, use com responsabilidade.

Quantos cartões de crédito você deve ter?

Para fala a verdade não tem um número máximo ou perfeito para dar a essa pergunta, vale mencionar que a situação de renda, de crédito disponível e pontuação de cada pessoa é diferente. No entanto, um forte argumento financeiro que pode ser levado em conta é que você deva ter pelo menos um cartão de crédito para aproveitar além da conveniência e segurança, os pontos e outros benefícios inerentes como obter dinheiro de volta.

Uma boa justificativa de ter mais de um cartão de crédito vai depender se você precisa mesmo manter várias linhas de crédito extras disponíveis e se isso não vai incomodar seu orçamento mensal com o pagamento de anuidades.


FAQ

É ruim ter vários cartões?

Sabendo administrar e manter os pagamentos em dia é uma ótima opção para dividir as compras em várias datas de vencimento diferentes.

Quantos cartões de crédito uma pessoa deve ter?

Isso depende de cada pessoa, das condições financeiras e de como ela administra tais cartões de crédito. Saber como organizar os gastos e manter os pagamentos em dia é essencial.

É bom ter 2 cartões de crédito?

No meu ponto de vista sim, pois dividir as compras em datas diferentes pode ser um ponto positivo. Dependendo do valor a ser gasto, ter dois cartões também é útil.

Qual o limite máximo de um cartão de crédito?

Essa pergunta é complicada de responder, pois depende de muitos fatores, tais como ter um bom score, e sua relação com o banco onde você tem sua conta, sua movimentação bancária entre outros.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.