Como acabar com o mofo na parede 5 receitas caseiras fáceis de fazer

Acabe com o mofo na parede da sua casa de forma bem prática e barata. Saiba como por fim ao bolor em paredes.

mofo na parede

O tipo de coisa que incomoda, tem aparência horrível e ainda faz mal para a saúde é o mofo na parede, em geral ele surge devido ao excesso de umidade causada por chuvas ou locais com pouca ventilação e excesso de umidade.

O que é mofo?

O mofo é uma espécie de fungo que consiste em pequenos organismos encontrados em quase todos os tipos de lugares. Eles de aglomeram em pequenas quantidades, os esporos de mofo normalmente são inofensivos, mas quando se manisfestam em um local úmido, eles podem começar a crescer e tomar grandes proporções. Quando o mofo está crescendo em uma superfície, os esporos podem ser liberados no ar, onde podem ser facilmente inalados e causar alguns problemas de saúde.

Os locais preferidos são os úmidos e frios, esse é o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos e esporos responsáveis em causar o bolor que se forma em paredes, moveis, armários, em geral, surgem por causa de infiltrações e vazamentos de água.

Como acabar com o mofo na parede?

É razão para se preocupar quando uma casa apresenta esse sério problema de emboloramento, principalmente se houver alguém com problemas de rinite ou alergia respiratória. Esse transtorno fica ainda pior quando ocorre no interior das casas.

Como acabar com o mofo na parede 5 receitas caseiras fáceis de fazer
Mulher limpando o mofo na parede com produtos caseiros de fácil uso e manutenção. Imagem créditos: ®stock.adobe.

Não importa a aparência do mofo, podem ser cinza, esbranquiçado, verde ou preto, o mofo em sua casa é mais comumente encontrado em lugares úmidos, mal ventilados e quentes, como banheiros, porões, cozinhas e lavanderias. A seguir vamos ler um pouco mais sobre esse assunto.

O que fazer antes de eliminar o mofo das paredes?

  1. Sempre identifique o motivo ou a fonte da entrada de água que causa o bolor e elimine a causa antes de remover o mofo, ou então, o mofo na parede pode voltar.
  2. Se proteja corretamente antes de iniciar a limpeza ou eliminação dos mofos e bolores, use máscaras, luvas e óculos para garantir sua segurança.
  3. Os panos, toalhas, luvas e tudo que for usado para remoção de mofo devem ser jogados fora dentro de sacos plásticos bem amarrados.
  4. A limpeza da área afetada deve ser feita com um agente desinfetante contendo cloreto de amônio.
  5. Mantenha as pessoas imunocomprometidos fora da área de contenção.

Tomando os cuidados acima, se você se sentir confiante para remover o mofo na parede siga as dicas abaixo.

Como remover mofo em paredes pintadas?

Se o mofo estiver na superfície de paredes pintadas, utilizando algumas receitas caseiras você consegue fazer a limpeza para eliminar o bolor. Siga as dicas abaixo para remover o mofo na parede pintada.

Primeiro, é essencial afastar o que estiver perto da parede para ter um resultado melhor. Além disso, cubra o chão para que não caia mofo, um plástico no chão já ajuda protegê-lo.

5 receitas caseiras para tirar o mofo de parede

1. Vinagre branco destilado

O vinagre serve para muitas coisas, e acredite se quiser, ele é um exterminador de mofo natural. Coloque em borrifador uma quantidade de vinagre branco destilado. Tome cuidado para não misturar com água, e borrifar em toda a área com bolor.

Após borrifar o vinagre na parte mofada, espere por uma hora, limpe a área com água e espere secar. Para potencializar o resultado misture vinagre com bicarbonato de sódio e borrife na parede com mofo, aguarde por uma hora, limpe e espere secar.

2. Bicarbonato de sódio com água

O bicarbonato de sódio é um coringa que precisa ter em toda casa, um dos produtos mais versáteis que existem, ele também é eficaz para eliminar o mofo naturalmente. Em um borrifador misture um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio com água e pronto.

Pulverize nas partes afetadas e depois limpe com uma esponja, antes de enxaguar a superfície com água. Repita o processo, borrifando novamente e deixar a superfície secar. Você provavelmente tem um pouco de bicarbonato de sódio no armário, então não perca tempo faça o mais rápido possível e fique livre do mofo na parede.

3. Use com Melaleuca ou Tea Tree

Outro aliado para exterminar o mofo na parede é o óleo essencial de Melaleuca ou árvore do chá como é conhecido. Apesar de custa um pouco mais caro, é uma das melhores alternativas para acabar com o bolor na parede. Prefira usar especificamente o óleo da árvore do chá com Melaleuca Alternifolia na lista de ingredientes, o mesmo é eficiente.

Junte uma colher de chá do óleo de Melaleuca com água e borrife, depois esfregue a área com uma esponja. As propriedades existentes no óleo da árvore do chá impedem o crescimento de mofo no futuro, portanto, não enxague a parte com o óleo aplicado.

4. Limão para acabar com mofo das paredes

O limão faz bem para a saúde, pois é rico em vitamina C. É excelente para ajudar na remoção manchas de ferrugem em tecidos, retirar gordura de pratos, etc.

E também é eficaz para auxiliar no combate ao mofo na parede. Em uma vasilha coloque suco de limão natural nas manchas de bolor e esfregue em toda parte afetada, depois lave normalmente.

5. Borrife cândida ou água sanitária

Quando se fala em receita caseira para acabar com o mofo na parede, um dos ingredientes mais eficientes e baratos que existe é a água sanitária. Não tem segredo, basta colocar 100ml de água sanitária (também conhecida em algumas regiões como cândida), para cada litro de água em um borrifador.

Borrife no local afetado pelo mofo na parede, e espere secar, repetir a aplicação pode ser necessário. Essas foram às receitas caseiras para acabar com o bolor das paredes. No entanto, para evitar o aparecimento de novos focos de bolor, é essencial manter o lugar seco e ventilado.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.