CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quanto tempo pode durar a perda ou queda de cabelo pós-parto?

Ser mãe é maravilhoso mas ter queda de cabelo pós-parto não é. Confira por que isso acontece e como evitar.

queda de cabelo pós-parto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando uma mulher esta esperando o nascimento de um bebê, para ela é uma experiência única, durante a gravidez ocorre um misto de alegria, esperança e outros sentimentos todos misturados, mas, além disso, tem ainda muitas alterações no corpo durante a gravidez e após o nascimento da criança, uma delas é a queda de cabelo pós-parto.

Ter queda de cabelo após o parto é muito comum entre as mulheres em todas as partes do mundo, não importa o credo, a linhagem ou o idioma que fala, alguma tem queda de cabelo, outras não sofre tanto com esse tipo de problema, mas é alarmante.

Falo com experiência, tive dois lindos filhos e experimentei queda de cabelo pós-parto nas duas vezes que engravidei.

As vezes é até muito difícil se olhar no espelho, vendo os cabelos caindo aos tufos, só que viveu a queda de cabelo pós-parto sabe o que é, e se você quer entender mais desse assunto continue lendo esse artigo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por que ocorre a queda de cabelo pós-parto?

Entender por que os cabelos caem depois do nascimento de um bebê é importante para todas as mulheres que desejam ter filhos. Existem quatro estágios do crescimento do cabelo, confira abaixo cada uma delas resumidamente:

  • Anágena: fase ativa que determina o crescimento e o comprimento dos fios capilares
  • Catágena: é o período que o folículo piloso entra em fase de transição antes de entrar em fase de repouso
  • Telógeno: depois da fase de transição ocorre a fase de crescimento dos cabelos
  • Exógena: é quando ocorre à liberação e, em seguida, o processo recomeça

Normalmente os cabelos de uma mulher estão em constante crescimento (do homem também), mas quanto a mulher, quando ela engravida as muitas mudanças hormonais estimulam ainda mais o crescimento dos fios, desta forma, a mulher percebe um aumento gradual na quantidade dos cabelos.

Quanto tempo pode durar a perda ou queda de cabelo pós-parto?
Mulher preocupada com a queda de cabelo depois do parto de gêmeos. ®stockphotos.

Com o maior crescimento de cabelo quando uma mulher está esperando um bebê, o cabelo também parece ser mais grosso, fica cheio e a queda parece ser menos.

No entanto, depois que o bebê nasce, ocorre novamente uma alteração nos hormônios com isso parece ter mais folículos capilares do que o normal entrando na fase de repouso.

Uma vez que a fase de repouso é seguida por queda e crescimento do cabelo, as mães podem ter a percepção de uma queda de cabelo muito maior do que o normal, uma vez que a fase de repouso terminou.

Então, ocorre a conhecida queda de cabelo pós-parto e isso causa um choque tão grande na mulher, devido a quantidade de fios que caem de uma só vez, algumas caem aos molhos.

Quanto tempo dura a perda de cabelo pós-parto?

Não existe uma regra exata, no entanto, grande parte das mulheres que se tornaram mãe percebe que a queda de cabelo após o parto inicia lá pelo terceiro mês depois do nascimento da criança.

— O tempo entre o parto e o início da perda dos fios corresponde à duração da fase de repouso do crescimento do cabelo, que geralmente é de um a seis meses.

Mas, em média acontece no período de três meses. Ainda que pareça que vão cair todos os fios, não se preocupe, com certeza haverá também um aumento no crescimento de novos fios bem como no comprimento dos mesmos durante a gestação.

De seis meses a um ano, a maioria das mulheres retorna ao ciclo normal de crescimento do cabelo depois do parto, ótimo saber disso, concorda?

O que posso fazer em relação à queda de cabelo após o parto?

Aqui estão algumas dicas sobre como gerenciar esse processo difícil:

  1. Algumas mudanças em sua rotina de cuidados com os cabelos pode ajudar a impedir uma queda de cabelo ainda maior. Experimente usar um produto que promova o crescimento do cabelo e hidrate o couro cabeludo.
  2. Pratique métodos de modelagem sem excesso de calor para evitar ainda mais danos
  3. Não prenda os cabelos (isso aumenta a queda excessiva no pós-parto)

Com certeza vai gostar desses artigos também:


FAQ

Quanto tempo dura queda de cabelo após o parto?

A queda de cabelo a pós o nascimento do filho é temporária e geralmente se inicia três meses após o nascimento do bebê (em média dura de três a seis meses). Em pouco tempo os hormônios da mulher voltam ao normal e o crescimento dos cabelos é retomado.

Como tratar a queda de cabelo depois do parto?

Algumas ações podem ser tomada para diminuir a queda de cabelo no pós-parto, por exemplo, ter uma boa alimentação, ingerir vitaminas e sucos fortificados, para cuidados com a beleza usar produtos para cabelos enfraquecidos.

Evitar lavar os cabelos todos os dias, três vezes por semana já está ótimo. Se precisar tomar algum medicamento, consulte um especialistas antes de tomar remédio para queda de cabelo.

Qual vitamina tomar para queda de cabelo parar ou diminuir?

Dica: A alimentação saudável é base para tudo, e para evitar a queda de cabelos é essencial.

  • Vitamina de banana com Castanha do Pará pois é rica em selênio, ajuda fortalecer e dá vitalidade aos fios
  • Vitamina de manga com Gérmen de trigo, é rica em nutrientes se tornando essencial para o crescimento dos cabelos.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.