5 receitas caseiras de como remover cravos no rosto de vez

Geralmente é na adolescência que começam aparecer os temidos cravos no rosto, nascem na região da testa, face ou queixo, é muito incomodo e tem a ver com a questão dos hormônios. No entanto, se persistirem também na idade adulta, é recomendado que consulte um médico especialista.

Há muitas formas de se tratar os cravos no rosto, confira abaixo algumas dicas para deixar a pele de seu rosto limpo e radiante, sem essas erupções tão incomodas e até doloridas. Abaixo são as perguntas frequentes de quem sofre com esse problema de pele:

  • Como faço para me livrar dos cravos no meu rosto?
  • O que é bom para remover cravos do rosto?
  • Qual é o melhor maneira de eliminar cravo no rosto?

O que causa aparecimento de cravos no rosto

Não importa se a pele é seca ou oleosa, eles aparecem em geral na adolescência e não são poucos, isso ocorre porque o sebo acaba se acumulando enquanto os ductos das glândulas sebáceas são retidos formando os cravos ou espinhas.

Como se livrar de cravos no rosto de uma vez por todas

Os cravos no rosto podem se formar na pele quando a poeira se acumula, ou ainda, se tiver escolhido um creme que não se adapta à sua pele, não importa o motivo, vale a pena agir.

Como usar máscaras para remover cravos do rosto

Para se livrar dos cravos do rosto é recomendado o uso de uma máscara facial caseira ou industrializada, é muito fácil de fazer, basta colocar sobre a pele bem limpa, espalhando-a uma camada bem fina, aguarda o tempo determinado e, ao retirá-la as impurezas sai para fora dos poros.

Se você quiser economizar, faça sua máscara caseira, de forma simples e barata, pois é fácil de prepará-lo com os ingredientes que talvez você tenha em casa. Confira a seguir algumas receitas para tratar os cravos na face:

1. Máscara com clara de ovos

Pegue a clara de um ovo, misture bem e após passe no rosto no local dos cravos ou espinhas, coloque também guardanapos de papel por cima e repita aplicando mais uma camada da clara de ovo diretamente sobre eles.

Se preferir faça mais camadas, deixe a máscara secar de 20 a 30 minutos e, após arranque os guardanapos com a máscara do rosto.

Dica: Quanto mais rápido você arrancar os guardanapos, melhor será o efeito.

2. Máscara com leite e gelatina

Há outras opções como usar máscara de leite, coloque 100 ml e algumas colheres de sopa de gelatina. Aqueça o leite, junte a gelatina, aguarde uns trinta minutos e coloque em banho-maria, mexendo até a gelatina estiver toda dissolvida.

Enquanto a mistura esfria, faça limpeza no rosto retirando toda a maquiagem lavando com água. Então, aplique a máscara em camadas grossas nos locais onde estão os cravos no rosto com um algodão. Após uns trinta minutos retire máscara. Após a retirada, lave e aplique um hidratante.

3. Máscara com argila branca para cravos no rosto

Uma das formas mais eficazes para remover os cravos no rosto é usar a argila branca. A argila branca tem uma série de benefícios para sua pele, pois ela tem ação adstringente. Ótima para prevenir cravos e espinhas no rosto, além de controlar a oleosidade da pele.

É facilmente encontrada em farmácias na forma em pó. Misture o pó com água até se formar uma massa espessa, e aplique na pele em cima dos cravos no rosto, tome cuidado com região dos olhos e lábios. Depois de 15 minutos e já pode retirar.

4. Máscara para o rosto com kefir

O kefir é maravilhoso para ajudar no tratamento de cravos no rosto. Graças aos ácidos da composição, é capaz de dissolver sebo, eliminando os nódulos pretos. É perfeita para quem tem a pele oleosa ou mista.

Benefícios do kefir para a pele. Ele ajuda a eliminar problemas na derme como as temidas acne, micoses, eczemas, vermelhidão e inflamação. Muito fácil de aplicar, coloque o kefir na pele por 20 minutos e depois lave.

5. Bicarbonato de sódio

Outra receita caseira que quase todo mundo tem em casa super eficiente, é usar bicarbonato de sódio comum. Coloque o bicarbonato de sódio em uma vasilha com água morna e aplique a mistura no rosto, espere uns 40 minutos.

Se puder faça esta máscara para tratar os cravos no rosto e para ter melhores resultados use ao menos duas vezes por semana durante um mês.

Como usar máscaras para remover cravos do rosto

Produtos de farmácia para eliminar os cravos na face

Em farmácias existem também uma variedade de sabonetes em barra e líquido para limpeza da pele do rosto, gel de limpeza profunda e alguns adesivos.

O adesivo pode e deve ser usado quando a pele está com os poros abertos. A substância contida no adesivo penetra nos poros, e suaviza os cravos, retirando-os sem agredir a pele. Após a retirada do adesivo, retire os cravos da superfície da pele com um cotonete e após lave.

Usar creme ou gel também é uma opção contra os cravos no rosto, para um resultado a longo prazo. Você deve fazer a aplicação com uma camada fina após a limpeza da pele.

Na hora de escolher, prefira um que contenha ácido salicílico, ele ajuda na eliminação natural dos cravos e renova a pele neutralizando as bactérias. Um outro componente que deve ter nesses cremes é o peróxido de benzoíla.

Fazendo o uso desses produtos de forma correta, eles ajudam a eliminar os cravos e ainda melhoram a tez. No entanto, tem um ponto negativo: os cremes por conter componentes do álcool em sua composição podem ressecar a pele e as glândulas sebáceas começam a repor a perda de umidade e a produzir ainda mais sebo, o que faz com que os cravos sejam provocados.

Lembrando que cada pessoa tem um tipo de pele diferente, e caso perceba que esses cuidados tomados em casa não estão funcionando, é indicado que se procure um especialista e buscar orientações.

Como fazer uma esfoliação caseira

Para eliminar toda a sujeira da pele, nada melhor que fazer uma esfoliação caseira de forma simples e barata que costumam eliminar os cravos no rosto.

Esfoliação feita com arroz: Lave de duas a três colheres (sopa) de arroz e coloque em uma vasilha com água fervente, deixe descansando durante a noite. De manhã, é só coar o arroz e amassar até derreter, prontinho.

Além de remover os cravos na pele da face, essa esfoliação também melhora o suprimento de sangue para a derme, tornando o rosto radiante e suave. É importante saber como tratar e remover os tão temidos cravos e espinhas, mas também, descobrir o que está causando o aparecimento dos mesmos.

A alimentação saudável com frutas, alimentos proteicos e ricos em vitaminas A e E, são fortes aliados para a beleza de sua pele, evite comer doces em exagero, frituras ou mesmo bebidas alcoólicas.

Cuidando da alimentação, mantendo a pele sempre limpa e hidratada já estará contribuindo para ter uma pele com menos cravos, espinhas e erupções doloridas. No entanto, caso persista o aparecimento de cravos e espinhas, uma consulta com um especialista em pele é muito bem vinda.

 

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.