7 passos para prevenir irritação na pele e ficar com a pele linda e fresca

Ter pele saudável e bonita exige muitos cuidados e um deles é saber como prevenir irritações cutâneas.

Ter um estilo de vida saudável interfere diretamente na aparência da pele, para ter uma derme bonita é preciso ter alguns cuidados e prevenir irritações na pele. E nesse quesito o fato de ter uma bela noite de sono só contribui de forma positiva, isso ajuda evitar o estresse.

Outra coisa essencial é se alimentar de forma saudável, assim como ter boas medidas de higiene também são essenciais.

As irritações cutâneas incomodam, é um problema muito frequente que atinge uma boa parte das pessoas, até mesmo quem não tem pele sensível. A pele é um órgão do corpo humano dinâmico que às vezes pode reagir repentinamente a um estímulo que antes não tinha efeito.

Como prevenir irritação na pele?

Mudanças climáticas tais como: frio, calor, umidade ou falta deles e muitos outros fatores podem irritar a pele a qualquer momento. No verão, por exemplo, a exposição prolongada a certos agentes também podem causar irritações na pele.

Em geral, a irritação na pele é manifestadas com vermelhidão, inchaço e, às vezes, dor ou coceira. E para pessoas com pele sensível ou delicada sofrem mais com esses desconfortos, também é muito comum a pele ficar ressecada.

Como prevenir irritação na pele?
Jovem tratando a irritação na pele do rosto causada pelo sol

Irritação na pele ou uma reação alérgica?

A pele é um órgão que atua como uma interface entre o corpo humano e o ambiente externo. Possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Os três juntos trabalham para desempenhar as principais funções da pele, que são:

Proteção: como o nome diz, atua como barreira protetora contra traumas, agentes tóxicos, radiação e microrganismos, entre outros.

  • Sensação: é o órgão do sentido do tato
  • Biossíntese: com o uso da luz solar, converte algumas substâncias em vitamina D
  • Imunidade: pode induzir respostas imunes
  • Homeostase: equilibra a troca de substâncias com o meio ambiente e ajuda a regular a temperatura.

Irritações na pele são percebidas por um tipo de erupção cutânea. Ou seja, nem sempre tem as mesmas causas e não produz as mesmas manifestações. Em geral, a forma de evidências clínicas indicam o aparecimento de manchas vermelhas e inflamação e, em casos raros, coceira.

Não deve ser confundido com uma reação alérgica.

Mais artigos sobre pele:

7 principais causas para causar irritação na pele

Existem muitos fatores e agentes que podem causar as incomodas irritações na pele. Os mais comuns são:

  1. Produtos de limpeza: alguns tipos de produtos como sabões ou detergentes para lavar a roupa podem causar irritação na pele de pessoas sensíveis
  2. Cosméticos: em alguns casos produtos de higiene pessoal também causam irritações na pele
  3. Sol em excesso: o excesso de sol também irrita a pele e, quando a danifica, também a torna mais sensível a outros agentes irritantes
  4. Suor: a umidade gerada pelo suor pode irritar a pele, principalmente se for acompanhada de alguma fricção, como ocorre no caso de pés calçados
  5. Tipos de tecidos: algumas fibras sintéticas causam irritações na pele em certas pessoas
  6. Xerose - É uma condição que torna a pele mais seca e fraca e, portanto, predispõe à irritação. Da mesma forma, ele gera coceira, o que causa coceira e irritação na pele
  7. Dermatite atópica: Este problema torna a pele mais permeável aos agentes irritantes e alergias: a irritação da pele é um sintoma frequente nas reações alérgicas

Medidas para prevenir as irritações cutâneas na pele

Com certeza para prevenir irritações na pele, manter a higiene é essencial. Se você tem pele delicada, é indicado o uso de sabonete neutro. O mesmo se aplica a shampoos, géis de banho e produtos semelhantes, não devem ser abrasivos.

Se enxugar com uma toalha de algodão macia também ajuda, dicas importantes: Não esfregue a pele, mas delicadamente pressione a toalha na pele.

Outra dica é sobre o uso de roupas justas, especialmente se forem feitas de tecidos sintéticos, não são convenientes. Prefira roupas soltas feitas de tecidos naturais, como o algodão.

Como prevenir irritação na pele ao usar produtos de beleza?

Como você acompanhou, é necessário tomar alguns cuidados com a beleza da pele, ter uma alimentação saudável, tomar água também é fundamental. Mas existem outras medidas que são altamente recomendadas, principalmente se sentir irritações na pele com frequência. Confira as dicas seguintes:

  • Máscara hidratante: para hidratar e suavizar a pele, é indicado aplicar duas vezes por semana. Se possível usar produtos naturais os resultados são ainda melhores
  • Desodorantes e perfumes: devem ser adequados ao seu tipo de derme
  • Água termal: A água termal é muito eficaz no combate às irritações cutâneas
  • Uso de protetor solar: um dos itens essenciais desde que seja um adequado a sua pele

Essas foram as dicas sobre como prevenir as irritações na pele, no caso se você tiver esses cuidados e ainda assim tenha problemas com pele, procure um dermatologista.

A pele é o maior órgão do corpo, com área total de cerca de 20 pés quadrados ou 6,096 metros. Imgem ®stock.adobe

O que é a Pele?

A pele é o maior órgão do corpo, com uma área total de cerca de 20 pés quadrados ou 6,096 metros. A pele nos protege dos micróbios e dos elementos, ajuda a regular a temperatura corporal e permite as sensações de toque, calor e frio. A pele tem três camadas:

  1. A epiderme, a camada mais externa da pele, fornece uma barreira à prova d'água e cria o tom de nossa pele.
  2. A derme, abaixo da epiderme, contém tecido conjuntivo resistente, folículos capilares e glândulas sudoríparas.
  3. O tecido subcutâneo mais profundo (hipoderme) é feito de tecido adiposo e conjuntivo.

A pele possui até sete camadas de tecido ectodérmico e protege os músculos, ossos, ligamentos e órgãos internos subjacentes. A cor da pele é criada por células especiais chamadas melanócitos, que produzem o pigmento melanina. Os melanócitos estão localizados na epiderme.


FAQ

Quando a pele tá irritada?

Em caso de pele irritada é interessante tratar a irritação como por exemplo trocar o sabonete e verificar o que está causando. Daí sim, continuar cuidando para não ter mais problemas com irritações na pele. Continuando a irritação é recomendável procurar um dermatologista.

Quais são os tipos de alergia de pele?

São vários os tipos de alergia na pele, a melhor forma de identificar para tratar é fazer uma consulta com um especialista. Entre os tipos mais comuns de alergia estão: dermatite de contato, urticária alérgica, dermatite atópica, entre outras.

O que é dermatite na pele?

A dermatite é um tipo de inflamação na pele, que pode ocorrer em várias partes do corpo. É recomendável tratar com um dermatologista que é o profissional mais indicado.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.