Saiba como evitar os fungos nas unhas 7 dicas incríveis

Os fungos aparecem nas unhas devido a vários fatores que podem ser evitados facilmente.

fungos nas unhas

Você com certeza já ouviu falar sobre fungos nas unhas. As unhas podem ser afetadas por uma variedade de fungos, tais fungos causam problemas (micoses) que incomodam, em alguns casos de unha com presença de fungos, até o uso de calçados fechados provocam dores.

Enquanto não for tratado, o fungo é persistente e a unha continua infeccionada. O culpado mais comum é um fungo chamado dermatófito.

A Dermafitose é um tipo de infecção fúngica que é fortemente contagiosa da pele ou do couro cabeludo. Esses dermatófitos são fungos que necessitam de queratina que estão presentes no (cabelo, pele, unhas) para se desenvolver.

Fungos nas unhas como prevenir

Em geral, esse fungo pode estar presente em ambientes muito úmidos, animais, pessoas, solo e até materiais contaminados. De uma forma assustadora, esse tipo de fungo pode viver no meio ambiente por mais de um ano!

Só quem já teve problemas com fungos nas unhas sabe como é difícil se livrar deles.

Confira abaixo os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento de fungos nas unhas e as sete dicas para evita-los siga:

  • No pedicure exija materiais esterilizados: Um dos maiores focos de fungos nas unhas ainda é o seu salão de beleza. Sempre exija que os materiais a serem utilizados em suas unhas estejam devidamente esterilizados, tais como alicates e outras ferramentas, como as bacias de pedicure onde os seus pés ficarão mergulhados para amolecer as cutículas.
  • Desinfete o chuveiro ou a banheira: os locais preferidos para o crescimento do fungos nas unhas são os quentes e úmidos, como o chuveiro, banheira e saunas. Portanto, sempre mantenha esses locais limpos e desinfete-os regularmente com água sanitária.
  • Procure fazer o tratamento adequado: Para acabar com o fungos nas unhas, que além de deixar a unha feia causam dores, é preciso fazer um tratamento sério, uma vez que o mesmo pode se espalhar para outras partes do corpo.
  • Evite usar sapatos apertados: Um dos meios onde mais o fungos nas unhas se desenvolve é através de calçados apertados e úmidos, como botas de trabalho, ou seja, é o tipo de ambiente perfeito para fungo nas unhas dos pés. A dica é, use calçados confortáveis e higiênicos.
  • Use sempre seus chinelos na piscina: Não compartilhe seus chinelos com outras pessoas, principalmente usar chuveiros públicos, academia e ou piscina.
  • Ao fazer suas unhas tenha cuidado para não se cortar: Quando você for retirar as cutículas para dar um trato nas unhas evite cortar em excesso, isso também pode causar fungos. Você pode estar causando mais danos do que benefícios, ou seja, espalhando o fungo para as outras unhas e possivelmente iniciando uma infecção.
  • Procure tratar de forma correta: Não tente fazer o tratamento sem orientação, ou seja, tratar o fungos nas unhas com todos os tipos de soluções tópicas, incluindo o VapoRub. Além de não tratar corretamente pode espalhar o fungo para outras unhas.

Esses são apenas alguns cuidados em sua rotina que podem evitar muito desconforto, outras dicas para evitar o aparecimento do fungo nas unhas são: manter sempre as unhas curtas, secar bem os pés após o banho, evite andar descalços em lugares públicos e não compartilhe seus matérias para fazer as unhas.


FAQ

O que é bom para fungos nas unhas?

Existe muitas indicações de tratamento na internet, porém, a melhor coisa a fazer é falar com um especialista. Tratar de forma incorreta pode até agravar o problema de fungos nas unhas.

O que pode causar fungos nas unhas?

Os fungos nas unhas podem ser causado de várias formas, a melhor forma de prevenção é estar atentos onde pisar, como usar os calçados corretamente, não compartilhar materiais de manuseio em unhas, entre outros.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.