Como ter cabelos saudáveis no verão e protegê-los do sol

Sabemos que as mudanças de clima podem ser prejudiciais ao cabelo. Ter cabelos saudáveis e bem cuidado requer muita dedicação em qualquer estação do ano. No verão principalmente, quando o calor é excessivo a umidade necessária no cabelo se torna insuficiente.

No inverno por causa do clima frio moderado ou extremo e a falta de vitaminas essenciais no corpo, os fios capilares ficam ainda mais ressecados e quebradiços. Em geral, esse é o motivo que causa no cabelo a queda e a densidade mais ralo, no entanto, mas isso não é tudo.

Aqui no blog dicas você vai ter acesso livre de como ter os cabelos sempre saudáveis mesmo no verão, no frio e todo resto do ano.

Como ter cabelos saudáveis no verão e protegê-los do sol

Como manter os cabelos saudáveis no verão e o que fazer para protegê-lo do sol

O verão é com certeza uma das estações onde mais os cabelos precisam de atenção. Não importa se são curtos, longos, oleosos, secos lisos ou cacheados, é importante cuidar para ter cabelos saudáveis.

Bom é para quem tem condições de cuidar dos cabelos sempre nos salões de cabelereiros, mas em casa também tem como dar um tratamento especial aos fios capilares. São muitas as opções de máscaras caseiras e ainda produtos que são eficientes, de qualidade e custam mais barato.

Leia mais:

Além dos cuidados especiais com os fios capilares, usar proteção enquanto está exposto ao sol escaldante da praia ou até mesmo na piscina, um chapéu pode ser além de elegante, muito eficaz e proteger os cabelos.

Ter lindas madeixas é parte da beleza de toda mulher. Veja a seguir mais sobre como ter cabelos saudáveis no verão.

Por que o sol e calor prejudica os cabelos?

Quando o sol está muito intenso, isso afeta diretamente os fios capilares tendo em vista que se perde muita queratina. A queratina é uma proteína importante para os dentes, unhas e cabelos, a mesma, torna os fios mais saudáveis e fortes.

  • O sol escaldante destrói os aminoácidos que contêm queratina, e o sol direto detona o pigmento dos fios, deixando-os mais claros. Para maior proteção dos fios, algumas meninas preferem fazer alisamento de queratina, pois assim os cachos ficam mais densos e lisos.
  • Para manter os cabelos saudáveis no verão, é preciso uma atenção especial e investir em hidratação, além disso, evitar o uso constante de secador de cabelo, pois isso contribui para o ressecamento dos fios. No entanto, se for usar secador, escolha uma opção de temperatura mais suave.
  • Você deve lavar o cabelo mais vezes, uma vez que no verão o cabelo tem tendência a ficar mais sujo devido a poluição, procure proteger sua cabeça usando um lenço, boné, etc.

Como diminuir o ressecamento do cabelo?

O uso de alguns produtos podem ressecar o cabelo e são contraindicados quando exposto ao sol. Exemplo: gel fixador, mousses com alto teor de álcool, tudo isso resseca o cabelo já fraco, portanto, é melhor evitar tais produtos usados para modelar.

Evite também o uso de produtos com princípios ativos sem proteção FPS como o retinol. Apesar de possuir propriedades benéficas, o mesmo é sensível ao sol e agride a derme. Portanto, faça uso de produtos com SPF para se proteger do sol no verão.

Bom seria evitar o uso de produtos químicos e tintura nos cabelos durante a estação do verão, caso prefira fazer as tinturas, procure hidratar ainda mais as madeixas e redobre os cuidados na aplicação.

Existem nos salões de beleza diversos produtos que visam fortalecer e proteger os cabelos, além da camada externa com a hidratação dos fios capilares com aminoácidos e queratina hidrolisada.

Como ter cabelos saudáveis o ano todo?

Para ter cabelos saudáveis, depende de muitos fatores, como por exemplo, monitorar sempre os equipamentos de proteção, manter o secador a uma distância de 15 a 20 centímetros do cabelo.

Use hidratantes capilares e faça massagens no couro cabeludo, isso deve ajudar a cuidar e estimular o crescimento do cabelo.

Cada pessoa possui um tipo diferente de cabelo, e escolhe um tipo de aparelho para cuidar das madeixas. Existem atualmente excelentes aparelhos tais como o secador de cabelo e alisador da marca Philips.

O mesmo mede e controla a temperatura dos fios durante o uso do aparelho, com isso, a saúde dos cabelos e a umidade natural são preservadas, o que é muito importante no verão. Opte por usar produtos com FPS e filtros UV esses são os mais indicados que formam uma película protetora para seus cabelos.

Faça hidratação com máscaras nutritivas para cabelos, pois isso ajuda a ter cabelos com mais saúde. É indicado também que se faça aplicação de óleo nas pontas regularmente. Sempre que lavar não esqueça de usar um condicionador hidratante.

  • Fique atento a alimentação e ingira muita água para se manter hidratada.

Estimulando o crescimento dos fios capilares para ter cabelos saudáveis

Estimulando o crescimento dos fios de cabelo

O que ajuda no crescimento dos cabelos também, é investir em bons produtos, fazer massagem em casa também com máscaras no couro cabeludo. Faça e durante a lavagem dos fios, espere apenas alguns minutos, isso será eficiente para acelerar os processos metabólicos.

Dica caseira: Acrescente em seu creme de massagem capilar, uma duas colheres (sopa) de gel de Aloe vera ou como conhecido babosa, misture bem e espalhe ao comprimento dos fios, espere uns quarenta minutos e depois enxague. Essa misturinha mágica, dá brilho e intensifica o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Para ter cabelos saudáveis, aposte nos cuidados caseiros, pois aliados ao tratamento dos fios no salão de beleza, acaba sendo muito positivo os resultados. Você ficará com lindas madeixas e com um brilho maravilhoso, cabelos sedoso, macio e forte.

Com o passar do tempo, tratar os cabelos se tornará parte da sua rotina de beleza. Espero que tenha gostado dessas dicas para ter cabelos saudáveis.


FAQ

Como lavar o cabelo no verão?

Os cabelos devem sempre ser lavados com a água na temperatura de morna para fria. Espalhar o shampoo de sua escolha, enxaguar e após usar um condicionador para desembaraçar os fios.

Como manter os cabelos hidratados no verão?

Fazer máscaras de hidratação nos cabelos é o tipo de coisa que deve ser feita em todas as estações do ano, mas no verão ela deve ser ainda mais intensificada. Faça hidratação com produtos que contenham FPS e filtros UV esses são os mais indicados que formam uma película protetora para seus cabelos.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.