Como melhorar seu blog de negócios com apenas 8 dicas comprovadas

Um blog ou página de negócios da sua empresa pode divulgar sua marca e atrair novos usuários e clientes.

Definição | Significado do blog: um blog é uma parte de um site pessoal ou corporativo (é uma versão abreviada de “weblog”) pode ser considerado um jornal online ou site informativo que exibe informações de atividades, pensamentos ou crenças. É uma plataforma onde um escritor ou um grupo de escritores compartilham suas opiniões sobre um assunto específico ou individual.

Saber como melhorar o seu blog ou um site que em geral serve como espaço na Internet para fornecer informações gerais sobre o negócio da sua empresa, seja um produto físico ou serviço online, faz sentido se você quer crescer. Na Web, ter um blog ou uma plataforma direta de e-commerce pode fazer toda diferença.

Não importa muito, quer você crie um site simples ou um blog que fale um pouco sobre sua empresa ou até mesmo um site de comércio eletrônico mais complexo, a coisa mais importante que você deve fazer é dizer o que sua empresa faz - na página inicial em termos simples.

Não deixe seus usuários e clientes ficarem deslizando na sua página para descobrir o que sua empresa faz ou se pode fazer o que eles estão procurando ou precisando.

Quando bem estruturado, um blog na página de negócios da sua empresa pode divulgar sua marca, atrair novos clientes e posicioná-lo como um líder do setor na sua região.

Como melhorar blog ou site

Infelizmente, muitos empreendedores e empresas começam a blogar sem nenhuma ideia clara sobre o que escrever ou como isso fará a empresa interagir no mercado. Como resultado, não sabem como melhorar os blogs para virar uma maquinas de dinheiro e ainda pensam que eles somente consomem tempo e energia sem produzir nenhum benefício.

Se você tem um blog na Internet que não atualmente não está fazendo qualquer diferença no seu negócio, aqui nesse artigo do blog dicas você vai aprender transformar su blog em uma ferramenta de marketing que vai promover sua empresa de forma eficaz e construir relacionamentos com seus usuários, clientes e futuros clientes.

8 ideias e dicas para melhorar seu blog ou site de negócios
Se você tem um blog que não está fazendo qualquer diferença no seu negócio online? Imagem: Layout blog ®stock.adobe

Para começar as melhorias no seu blog, siga os passos:

1. Defina qual o público quer alcançar

Você nunca publicaria um anúncio de revista ou um comercial de TV sem saber que tipo de pessoa vai vê-lo. Da mesma forma, você nunca deve escrever um post ou artigo no blog sem saber quem são seus leitores.

Esses leitores do blog devem ser seu público ou seus clientes-alvo - basicamente são as pessoas com maior probabilidade de pesquisar e ter interesse em aprender mais sobre o que você produz na sua empresa.

Se você ainda não tem um público alvo totalmente definido, a dica é que reserve um tempo para iniciar a criação de um persona ou perfil de leitor com base no que você conhece dos seus clientes ideais.

Neste perfil de cliente ideal, inclua dados como:

  • Quem são os seus leitores
  • Com o que seus leitores se importam
  • Quais os interesses específicos deles
  • Que respostas eles provavelmente desejam
  • Que perguntas eles eles desejam respostas
  • Que problemas sua empresa pode ajudá-los a resolver

Ter essas informações de ante mão o ajudará a escolher os tópicos para melhorar seu blog escrevendo e a criando conteúdo que seja importante para usuários aleatórios e especialmente seus clientes.

2. Crie um calendário editorial de publicação

Existe uma ligação entre seus clientes, leitores de blogs e o mecanismos de pesquisa, aproveite e leia: tudo sobre o índice do Google esclarecido em 10 respostas e como fazer para indexar seu site no Google instantaneamente sem truques, trapaças ou hacks. Lembre-se todos gostam de previsibilidade.

Se você começar a escrever, mas deixa de fazer suas postagens por dias e até várias semanas, é menos provável que seus leitores voltem ao blog e vejam se tem novidades e o que mais você escreveu. Um blog que publica com pouca frequência não terá uma classificação no Google ou Bing tão elevada nos motores de busca, tornando menos provável que os usuários na web e futuros clientes o encontrem através da pesquisa online.

No entanto, para algumas pessoas é difícil publicar artigos e postagens regularmente, especialmente se você estiver lutando para pensar em assuntos relevantes para escrever ou simplesmente esquecer que seu blog esta online.

Para resolver de vez esta questão, crie um calendário editorial que estabeleça um plano do que será necessário ser escrito e quando será publicado. Outro detalhe importante é que a frequência de suas postagens não importa tanto quanto a qualidade delas e a consistência, só não pode ficar muito tempo sem escrever no blog.

Publicar uma postagem relevante e bem escrita a cada duas semanas por exemplo promoverá o seu negócio melhor do que publicar postagens de baixa qualidade todos os dias ou esquecer de escrever por meses a fio.

3. Faça brainstorm de cada palavra chave nas postagens

Se você deseja que seus clientes e usuários da web encontrem o seu blog ou site ao pesquisar nos mecanismos de busca online, as postagens do seu blog devem incluir frases específicas relacionadas ao seu negócio e que os clientes digitem em um mecanismo de pesquisa como o google.com.br.

Antes de escrever e publicar cada postagem, faça um brainstorm dessas frases (são conhecidas como "palavras-chave de cauda longa"), você deve incluí-las em sua redação. Por exemplo, se sua empresa fornece serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas, seus clientes podem pesquisar "dicas de contabilidade para pequenas empresas".

Procure usar uma palavra-chave principal e duas ou três palavras-chave secundárias que sejam relevantes para o tópico sobre o qual você vai escrever para melhor o seu blog.

8 ideias e dicas para melhorar seu blog ou site de negócios
É possível melhorar o blog para influenciar o mercado e virar uma maquinas de dinheiro. Imagem: ®stock.adobe

4. Otimize suas postagens para pesquisa orgânica

Otimizar as postagens de seu blog para ser encontrada nas pesquisa orgânicas online - Search Engine -, também conhecido como otimização para mecanismo de buscas ou SEO) significa adicionar sinais que informam aos mecanismos de busca do que trata sua postagem ou artigo.

Quando os spiders ou bots dos mecanismos de pesquisa lêem esses sinais, eles direcionam o tráfego relevante para o seu blog de negócio ou site. Adicionar palavras-chave nos lugares certos otimiza a postagem ajudar melhor o seu blog para ser encontrado nas pesquisas e conseguir boas colocações nas primeiras páginas.

A palavra-chave principal que você seleciona deve ser encontrada no título da postagem, pelo menos um título e uma ou duas vezes no corpo das postagens do blog. Palavras-chave secundárias devem aparecer nos cabeçalhos e no corpo da postagem. Quando você inclui essas palavras-chave em sua postagem, elas devem aparecer da forma mais natural possível.

Não adicione palavras-chave aleatoriamente ou frases que não se encaixem organicamente no contexto; isso é conhecido como "Keyword stuffing" e indica aos mecanismos de pesquisa que seu blog está trapaceando ou que não é confiável.

A postagem do blog não é o único lugar onde você deve usar palavras-chave. Elas também devem aparecer no:

  • URL da sua postagem ou artigo
  • Título da postagem do blog
  • Nomes das imagens
  • Descrições das imagens
  • Meta-descrição do conteúdo da sua postagem

Ao otimizar todos esses lugares, você envia vários sinais aos mecanismos de pesquisa e torna mais fácil para eles direcionar os clientes para o seu blog.

5. Vincule seu blog a outros tipos de conteúdo online

Embora seu efeito geralmente seja indireto, o blog ainda é uma forma de fazer marketing digital. O blog deve estar ligado à sua estratégia geral de marketing para ter o impacto ainda mais forte.

Se você estiver anunciando uma venda em sua mídia social ou marketing por email, inclua também essa estratégia para melhor seu blog. Se sua empresa for mencionada na mídia ou se você aparecer em um spot de TV ou programa de rádio, coloque isso em uma postagem de blog e inclua um link para que os visitantes possam ver essas aparições.

Se você reformular a marca de sua empresa ou alterar seu site, seu blog deverá mudar junto com eles.

Você for lançar um produto ou serviço, escreva várias postagens em seu blogs sobre os tópicos relacionados e publique-as nas semanas anteriores ao lançamento para gerar interesse e ajudar os futuros clientes a entender como o novo produto os beneficiará.

Tenha cuidado e atenção ao melhorar seu blog
Tenha cuidado e atenção ao melhorar seu blog para alcançar novos clientes e público alvo. Imagem: ®stock.adobe

6. Network dentro do seu nicho de mercado

Além de construir relacionamentos com usuários e clientes e direcionar novos visitantes para sua página na Internet, seu blog também pode ajudar a estabelecer sua reputação online dentro de seu setor e ajudá-lo a estabelecer contatos. As postagens do blog podem criar oportunidades para excelente contato, isso incluem:

  • Entrevistas com líderes do seu setor
  • Resultados de pesquisas com usuários e clientes
  • Links para resumos que compartilham postagens e imagens de seus colegas (creditados)
  • Informações sobre eventos de todo o setor de atuação
  • Notícias relevantes ou tópicos de tendência
  • Colaborações com outras empresas e empreendedores

Quando você cria e compartilha conteúdo relevante para o seu mercado de atuação mais amplo, é provável que outras empresas também compartilhem, criando a oportunidade de construir relacionamentos profissionais. Isso também aumenta o alcance do seu blog, colocando sua empresa à frente de um novo público e tornando mais provável que você seja notado pela mídia.

7. Coloque links internos e externos no seu blog

Ao mencionar o produto ou serviço da sua empresa em uma postagem de blog, inclua um link interno página relacionadas com o mesmo assunto. Se fizer alguma menção de produto ou serviço de outras empresas, se possível coloque o link apontando para o site dela.

Por que fazer isto? O Google não apenas gosta de ver links externos em seu blog, mas a empresa que você mencionou também pode notar sua postagem e enviar um link de volta para você. Além disso, os leitores apreciam quando uma postagem fornece outros recursos para tornar ainda mais fácil para eles encontrarem o que procuram.

8. Tenha cuidado e atenção ao melhorar seu blog

Os clientes querem saber que você se preocupa com o seu negócio. Mais importante, eles querem saber que você se preocupa em resolver os problemas deles também. Isso significa que, independente do tópico do seu blog de negócios, suas postagens e artigos devem comunicar seus investimentos e inovações que sua empresa faz e nos clientes.

Ao planejar postagens úteis e relevantes, você mostra que entende as necessidades e preocupações de seus clientes. Um blog cuidadosamente escrito e sem erros comunica que você valoriza o tempo deles e deseja ajudá-los de verdade. Seguir uma programação regular mostra que você é atencioso e preocupado em dar informação de valor.

Todas essas são qualidades que os clientes desejam ver em uma empresa.

Um blog mal escrito, entretanto, indica que você não valoriza o tempo dos seus leitores. Postagens que não abordam os interesses de seus clientes mostram que você não pensou em como sua empresa pode ajudá-los. A postagem aleatória faz com que sua empresa pareça dispersa, desorganizada e interesseira.

Gramática ruim ou edição ruim fazem você parecer amador e pouco profissional e respeitoso.

Nem toda empresa precisa de um blog. Mas se sua empresa tiver um, será mais eficaz se for planejado com intenção e escrito com cuidado.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

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