CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pet: Como ficar saudável mesmo tendo animal de estimação por perto

Animais de estimação trazem inúmeros benefícios para o bem estar da família, mas necessita alguns cuidados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Possuir animal de estimação pode trazer muitos benefícios para sua saúde mental e psicológica que as pessoas nem imagina. Além de aumentarem as oportunidades de se exercitar caminhando ou correndo no parque, no seu quintal ou no clube, é um excelente motivo para sair de casa e socializar.

Dica: Sabia que andar regularmente ou brincar com animais de estimação pode diminuir a pressão arterial, os níveis de colesterol e os níveis de triglicerídeos?

Esses animais de estimação também ajudam em muitos casos no controle de tédio, estresse, ansiedade, especialmente na solidão e quem tem tendência a depressão. Os Pets são excelentes companhias para os humanos. No Brasil a maioria das famílias independente da classe social possuem ao menos um animal de estimação, entre eles: passarinho, gato, cachorro, cobra, tartaruga, não importa.

Muitos estudos por todo o mundo constatam que ao manter vínculos entre pessoas e animais de estimação, traz inúmeros benefícios à saúde e ao bem estar, incluindo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Diminuição da pressão arterial, níveis de colesterol, níveis de triglicerídeos, sentimentos de solidão, ansiedade e sintomas de PTSD.
  • Aumento das oportunidades de exercícios e atividades ao ar livre; melhor função cognitiva em idosos; e mais oportunidades para socializar.

Mas tem um porém, nem tudo são flores quando se trata de ter os animais de estimação por perto, muitas vezes carregam bactérias e germes nocivos que podem deixar os seres humanos alérgicos ou doentes, mesmo quando os Pets aparentemente são saudáveis. As doenças que as pessoas pegam de animais de estimação são chamadas de doenças zoonóticas (segundo o dicionário, o adjetivo zoonóticas significa "doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais").

Abaixo estão algumas dicas para ajudar você e sua família a se manter saudável perto de animais ​​enquanto se divertem com seus animais de estimação.

Como ficar saudável mesmo tendo animais de estimação por perto
Nem tudo são flores quando se trata de ter os animais de estimação por perto.

Como escolher o animal de estimação correto

Antes de adotar um novo animal de estimação, é preciso se certificar de que é o certo para você e sua família. Pesquise ainda antes sobre as reais necessidades específicas do pet. E finalmente, faça a si mesmo as perguntas abaixo antes de comprar um animal de estimação:

  • Em media quanto tempo esse animal vai viver?
  • Que tipo de alimento o animal come?
  • De quanto exercício o animal precisa?
  • Qual tamanho em média ele pode ter?
  • Quais os gastos com atendimento veterinário?
  • Tenho tempo suficiente para cuidar adequadamente do animal?
  • Para ser saudável, que tipo de habitat esse animal ele precisa?
  • Quais exercícios são adequados para o Pet?
  • Onde moro animais de estimação são permitidos?
  • Existem crianças pequenas, pessoas idosas ou com sistema imunológico enfraquecido que terão contato com o animal de estimação por mais tempo?

Quais pessoas correm maior risco de serem afetadas por doenças transmitidas por Pets?

Se por acaso, na residência onde for ter um animal de estimação tiver crianças com menos de 5 anos de idade, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou acima de 65 anos de idade, tem mais possibilidade de contrair doenças disseminadas, não somente entre animais mas com pessoas também.

Essas doenças são conhecidas como doenças zoonóticas. É ainda importante, tomar cuidados quando se trata de mulheres grávidas, o risco de contrair doenças relacionadas aos Pets aumentam. Portanto, antes comprar um animal de estimação, preste atenção nos detalhes abaixo:

  • Residências com crianças menores de 5 anos, o recomendado é não ter répteis de estimação, anfíbios ou ainda aves domésticas. Uma vez que o risco é aumentado de doenças graves que podem ser causadas pela disseminação de germes nocivos entre esses animais.
  • Necessita de atenção também no caso de pessoas com sistema imunológico fraco, quer dizer que precauções devem ser tomadas ao escolher um pet. Peça orientação ao veterinário para escolher seu animal de estimação.
  • Mulheres quando estão grávidas devem evitar a adoção de gatos, mesmo filhotes. Os mesmos podem ter e transmitir um parasita que causa a toxoplasmose, essa a doença pode causar sérios problemas. Se por acaso tiver um bichano, esteja sempre atenta a saúde.

Como ficar saudável mesmo tendo animais de estimação?

criança lavando as mãos com ajuda da mãe
Lavar as mão faz parte da rotina para ficar saudável mesmo tendo animais em casa.

Manter as mãos sempre limpas

Lavar sempre as mãos é muito importante para quem tem um animal de estimação, principalmente depois de brincar, segurar ou limpa-lo. Pois assim, reduz o risco ter possíveis problemas de saúde causados por germes que os mesmo possam ter.

Lave as mãos sempre:

  • Após brincar ou ter contato seu animal de estimação.
  • Depois de preparar e alimentar os Pets.
  • Quando fizer limpeza nas casinhas ou equipamentos dos animais de estimação (gaiolas, tanques, brinquedos, pratos de comida e água, etc.
  • Após ter contato com áreas onde vivem animais, tais como: (gaiolas, celeiros, baias, etc.), ainda que tido nenhum contato com eles.

A higiene deve fazer parte da rotina em qualquer circunstância. Nunca é demais lavar as mãos com água corrente e bastante sabão, e se possível usar álcool para desinfetar também. Quanto as crianças, os as adultos devem sempre orientar e ensinar as mesmas a lavar as pequenas mãozinhas.

Mantenha seu animal de estimação saudável

Caso tenha um cachorro, gato ou outro animal de estimação, leva-los ao veterinário, manter as vacinas e ficar de olho na saúde deles é parte da rotina dos donos de Pets. Informe-se com o veterinário sobre como manter saudável seu animal de estimação.

Assim como os humanos se preocupam com a alimentação e saúde, da mesma forma devem ser com os Pets. Ter uma boa dieta, oferecer sempre água potável e fresquinha, fazer a higiene da roupa de cama e ainda é importante que eles pratiquem bastante exercício.

Ficar de olho na vermifugação e controle de pulgas e carrapatos. Quando seu pet é saudável, não é somente ele que tem benefícios, mas toda a família. Qualquer duvida procure um veterinário.

Utilize boas práticas de higiene para animais de estimação

Não se trata apenas de se preocupar com a higiene das mãos ou mesmo das roupas e calçados, mas o animal de estimação também precisa de muita higiene, pois isso evita que germes se propague entre os próprios Pets e pessoas.

Deve-se ainda, manter separados os utensílios e sempre higienizados. Não faça limpeza dos vasilhames na pia da cozinha, use um tanque externo ou mesmo um local apropriado.

Mantes a higiene em locas públicos como praças e ruas também é importante, portanto, remova as fezes (cocô) do seu cachorro usando um saco, e após descarte-o em áreas adequadas. As fezes tanto do cachorro quanto do gato podem conter parasitas e germes que podem ser prejudiciais às pessoas.

Não deixe crianças em áreas que possam ter fezes de cachorro ou de gato, isso ajuda evitar que contraiam lombrigas e ancilostomídeos. Mantenha sempre limpa a caixinha de areia do gato, para diminuir as chances de exposição a parasitas prejudiciais.

Se possível, mulheres gestantes devem evitar fazer a troca de areia na caixinha do gato.

Ensine as crianças interagir com os animais com higiene

Normalmente o relacionamento entre crianças e animais de estimação é muito tranquilo, mas é preciso ensinar às crianças compaixão e responsabilidade. Para as que tem menos de 5 anos de idade, devem sempre ter a supervisão de um adulto para garantir a segurança da criança e do animal de estimação.

Depois que as crianças tiverem contato com os Pets, ou com utensílios dos peludos, ensine as mesmas a lavar as mãos. Manter a higiene é sempre uma prática saudável.

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.