7 dicas de cuidados essenciais de como cuidar da saúde do seu gato

Os felinos precisam de cuidados essenciais para manter a saúde livre de doenças e parasitas.

como-cuidar-da-saúde-de-se-gato

É muito comum vermos falar sobre os cuidados com os cãezinhos, mas os gatinhos também precisam de dicas de cuidados, saiba como cuidar da saúde do seu gato com todo amor e carinho e, claro, da forma correta.

A segurança e a saúde dos bichanos é muito importante. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de como cuidar da saúde do seu gato, da segurança e do conforto. Acompanhe até o final!

Cuide da saúde do seu gato como se deve

Ter um animal de estimação em casa já está mais do provado que faz muito bem para toda a família, sabendo tomar os cuidados necessários, bem como, manter as vacinas em ordem, saber alimentar corretamente, manter sempre a higiene e tudo que for preciso para garantir o bem-estar da família e do animal.

Abaixo você vai conferir 6 dicas no blog para saber como cuidar da saúde de seu gato como se deve.

Como cuidar da saúde do seu gato?

1. Cuide da alimentação

Uma boa alimentação previne vários problemas de saúde como a obesidade e a insuficiência renal. Uma alimentação balanceada também tem o poder de retardar o envelhecimento. Existe uma série de alimentos que eles não devem comer como chocolate, uva e pães, temos um outro artigo sofre as frutas que os bichanos podem comer. Todos possuem substâncias que podem causar, entre outros problemas, insuficiência renal aguda e levar até a morte.

Os produtos ideais para os gatos devem ser ricos em proteínas e gorduras, como os derivados e compostos por carnes, peixes, aves, vegetais e soja. A ração geralmente possui todos os elementos necessários e pode ser encontrada nas opções em lata, seca e semi seca.

2. Pouco banho

Uma das dicas de como se deve cuidar da saúde do seu gato é dar banho apenas em casos especiais, já que os gatos são um dos animais mais limpos da fauna. Eles mesmos resolvem seu problema e se limpam diariamente. Por conta dessa característica, dar banho de verdade, com direito a água corrente e shampoo especial, deve ser evitado.

3. Telas de proteção

Todo dono de gato sabe que eles gostam de uma aventura. Quanto mais perigoso, melhor. Por isso, a primeira medida antes de adotar ou comprar um gatinho é colocar telas de proteção em janelas, varandas, sacadas e, em alguns casos, até mesmo em escadas. Dessa forma, eles poderão se aventurar sem imprevistos.

4. Higiene oral

Parece bobeira, mas os bichanos precisam de higiene bucal. Esse cuidado não deve ser negligenciado por seu dono. Utilize uma escova de dente macia e pasta própria para animais, encontrada em lojas de artigos pet. Nunca utilize pasta de dentes de humanos, pois elas contêm flúor, substância altamente tóxica para os bichanos.

5. De olho nos pelos

A pelagem é outro item que requer atenção do dono, principalmente se o animal for muito peludo. Escovar os pelos com frequência ajudará a mantê-los bonitos e saudáveis. Além disso, o momento da escovação é ideal para se aproximar ainda mais do seu bichano e procurar calombos, pulgas, carrapatos e outros males que podem acometer a pele ou pelagem do gato.

O hábito também influencia na saúde, pois evita a criação de bolas de pelo e estimula a circulação.

6. A hora do sono

O momento de tirar um descanso e dormir é muito importante para os gatos, é aí que eles repõem toda  sua energia. E costumam ser exigentes, gostam de dormir em uma cama bem lima e confortável, além das famosas “tocas” com cobertas, roupas e qualquer coisa que você deixe fazendo uma “cabaninha escura”.

Alguns fatores são importantes na hora de escolher o modelo de cama do seu bichano. Entre eles estão: temperatura da sua casa, umidade, permeabilidade do material, facilidade de limpeza e tamanho.

7. Não deixe de castrar

É preciso entender que a castração é uma forma de cuidar também, além de evitar problemas de saúde tais como temidos tumores e sofrimentos desnecessários do peludo, ainda evita crias e abandonos de filhotes.

Dicas para você cuidar de seu gato como ele merece:

  • Manter a tigela de alimentação sempre limpa
  • Dar sempre água limpa e fresca
  • Manter a caixa de areia sempre limpa
  • Estar atentos as vacinas do bichano
  • Leva-lo ao veterinário regularmente
  • Manter a higiene dos dentes, orelhas e unhas, entre outros

Cuidados com o seu gatinho são muito importante, ele parece um animal muito independente e que pode se virar sozinho, mas ele necessita de cuidados especiais. Com essas dicas de como se deve cuidar da saúde do seu gato, com certeza você terá um animal saudável sua companhia garantida!

 

Raquel Andrade

Ela tem mais de 5 anos de experiência no design de sites para si mesmo e para outros e freqüentemente treina empreendedores e donos de pequenas empresas no Marketing Digital, SEO, Mídia Social e criação de conteúdo. Ela tem como objetivo tornar simples até mesmo os tópicos mais intimidantes e complicados e gosta de mantê-los atualizados com notícias do mundo, novidades da tecnologia e assuntos que estão em constante mudança.

Mais histórias no BlogDicas

Go up

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar acessando este site, você concorda com ele.